17 janeiro 2011

Prefeitura quer qualificar transporte coletivo na cidade



Canoas - A maior quantidade de veículos em circulação, verificada ano após ano, faz com que situações como congestionamentos e dificuldade para encontrar estacionamento se tornem cada vez mais comuns para quem anda de carro. Porém, abrir mão do seu automóvel para utilizar o transporte público é algo que não passa pela cabeça da maioria dos motoristas, que elenca variadas limitações no atendimento deste sistema. Mesmo assim, o secretário municipal de Transporte e Mobilidade, Luiz Carlos Bertotto, acredita que é possível desenvolver políticas públicas para que as pessoas mudem conceitos e hábitos.

Como exemplo, cita o aumento de 69% na utilização do ônibus seletivo em 2010, na comparação com 2009, quando a frota foi renovada. "São veículos que oferecem conforto maior, com ar-condicionado", salienta. Para ele, a maior capacidade transporte em linhas como as que atendem o bairro Guajuviras, com ônibus de 30 lugares, a utilização da bilhetagem eletrônica e o valor da tarifa também tiveram participação neste incremento. "As pessoas que recebem vale-transporte em cartão e antes andavam de carro começaram a usar o seletivo. E a diferença de preço (entre o coletivo e o seletivo) de 40 centavos, para muita gente, vale a pena", considera.

Integração de sistemas municipais em discussão

Mas para estimular as pessoas a deixarem o carro na garagem e optarem pelo ônibus não bastam esforços isolados dos municípios. Neste sentido, a Secretaria de Transporte e Mobilidade de Canoas participa de duas frentes de trabalho para integrar seu sistema de transporte coletivo aos da Região Metropolitana. Uma destas tratativas é com a Prefeitura de Porto Alegre, Trensurb e Ministério das Cidades, referente ao planejamento para a Copa de 2014. A outra é com as cidades do eixo Norte do metrô, além de Gravataí e Cachoeirinha. "Estamos nos últimos ajustes de modelagem da rede. Falta a discussão com o novo governo estadual sobre a estrutura de gerenciamento do processo. Precisamos mais dois meses para concluir e poder implantar gradativamente", afirma o secretário Luiz Carlos Bertotto. A ideia é formar um Consórcio Metropolitano, composto por municípios, Trensurb e Metroplan, que coordene um sistema único de bilhetagem eletrônica e discuta tarifas por trechos e anéis viários. "Os horários de cada linha, que hoje se sobrepõem, podem ser organizados para aumentar a frequência", avalia.

Pesquisa

Disposto a incentivar ainda mais a utilização dos ônibus seletivos em Canoas, o secretário de Transporte e Mobilidade Luiz Carlos Bertotto pretende realizar em março uma pesquisa para identificar o perfil dos usuários deste sistema. Com base nestes dados, a proposta é estruturar uma campanha de conscientização.

Números

- Cerca de 17 milhões de passageiros foram transportados em Canoas através das linhas de ônibus da Sogal em 2010

- Atualmente, 60% dos usuários de transporte coletivo utilizam o cartão TEU!

- Aproximadamente 2,2 milhões de pessoas utilizaram o seletivo – um acréscimo de 69% em relação a 2009

http://www.diariodecanoas.com.br/site/noticias/cidadesregiao,canal-8,ed-240,ct-538,cd-301825,manchete-true,PREFEITURA+QUER+QUALIFICAR+TRANSPORTE+COLETIVO+NA+CIDADE.htm 

Arquivo INFOTRANSP