19 janeiro 2011

Novo Hamburgo: extensão do trem já está na Av. Nações Unidas

Novo Hamburgo - A extensão do Trensurb avança agora pela Avenida Nações Unidas, onde serão construídas as duas últimas estações no território hamburguense: a Fenac e a Novo Hamburgo, esta em frente ao Bourbon Shopping, no bairro Rio Branco. As duas devem estar em funcionamento até fevereiro do ano que vem, período previsto para toda obra estar pronta. Atualmente, 73% do projeto está feito. A conclusão, porém, passará por situações complexas, como alterações temporárias no trânsito e definitivas no entroncamento da Avenida Nações Unidas e 1.º de Março, entre os bairros Ideal e Ouro Branco.

Uma mudança que os motoristas já estão enfrentando é a meia pista do sentido Centro–bairro da Nações, que está bloqueada entre a Rua Araxá e a Avenida 1.º de Março. "A interdição foi feita por causa da colocação de uma grande máquina que fará a perfuração para posterior colocação dos pilares", explicou o gestor do contrato de expansão, o engenheiro do Consórcio Nova Via Lino Fantuzzi. Os pilares serão colocados no lado direito da margem do Arroio Luiz Rau, sentido Centro–bairro. A Estação Fenac deverá estar pronta até o final deste ano.

ATENÇÃO ÀS ALTERAÇÕES!

Entre as modificações previstas por causa do trajeto do Trensurb, está sendo negociada a diminuição do estacionamento do hipermercado existente no local
O cruzamento das Avenidas Nações Unidas e 1º de Março também será modificado. Representantes da Diretoria Municipal de Trânsito pretendem se reunir com os engenheiros do Consórcio Nova Via ainda nesta semana para tomar conhecimento da proposta. "Somente após este encontro poderemos comentar sobre os ajustes que serão feitos", disse o diretor de Trânsito, Júlio Marcelino dos Santos
Nos próximos dias, começará a ser montada uma nova base da empresa construtora. O local que funcionará como ponto de apoio para os trabalhadores será instalado numa parte do estacionamento da Fenac, ao lado da Estação Rodoviária Normélio Stabel

Previsão de maior fluxo de usuários

A Estação Fenac, que começará a ser erguida a partir do próximo mês, será a de maior fluxo de passageiros e terá entre as quatro do Município o maior número de alternativas para os usuários do trem, pois disponibilizará acessos para ônibus urbanos e intermunicipais, segundo o engenheiro Lino Fantuzzi.

O 2.º piso será exclusivo para o embarque e desembarque dos passageiros do trem de superfície.

O 1.º piso ou piso intermediário terá acessos para o parque de exposições da Fenac e para a Estação Rodoviária Normélio Stabel. Por meio da parte térrea, os passageiros do Trensurb poderão chegar aos ônibus urbanos sem atravessar a Avenida Nações Unidas, pois haverá uma parada anexa à estação.
Estação Liberdade em julho

O transporte de passageiros entre a Estação São Leopoldo, que atualmente é a última do sistema, até a Estação Liberdade, em Novo Hamburgo, deve começar em julho deste ano.

O projeto de expansão da Linha 1 de São Leopoldo a Novo Hamburgo prevê, ao final da obra, 9,3 quilômetros de trajeto, todo o trecho em via elevada e quatro novas estações. São elas: Rio dos Sinos, em São Leopoldo, e Liberdade, Fenac e Novo Hamburgo, localizadas em Novo Hamburgo.

Há ainda a previsão da construção da Estação Industrial, nas proximidades da empresa Tintas Killing. A execução depende ainda de uma avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU), pois trata-se de um acréscimo ao contrato original.

Arquivo INFOTRANSP