Para o presidente do Metrofor, seis meses após operações assistidas, o serviço deve ser disponibilizado
A expectativa da população fortalezense é grande para andar de metrô. Mas essa espera ainda deve se alongar até abril de 2012. Isso se tudo ocorrer dentro do previsto para administração do Metrofor e se o aditivo contratual da obra, citado com exclusividade pelo Diário do Nordeste na edição de 22 de dezembro, for celebrado.
Na apresentação com teste estático dos dois primeiros TUEs (Trens Unidades Elétricas), dos 20 que comporão o sistema, ontem, o presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, afirmou o início das operações comerciais da linha sul após seis meses do início dos testes dinâmicos com passageiros, previstos para outubro. "Depois de todo teste dinâmico feito se iniciam as operações assistidas. Depois de seis meses, começamos as operações comerciais, que deve ser em abril do ano que vem".
Aditivo
Um dos fatores decisivos para o cumprimento deste cronograma do Metrofor é a celebração de um aditivo, que prevê replanilhamento de recursos e a atualização de sistemas fixos. De acordo com Rômulo Fortes, a celebração desse aditivo depende da apreciação de organismos de controle, entre eles a Controladoria Geral da União (CGU).
"Já tivemos uma primeira prévia. Tivemos uma sinalização muito boa e, até o final da semana que vem, estamos mandando toda a documentação para os órgãos de controle, para o nosso cogestor", afirmou. "A posição é que pelo menos a CGU analise tudo até o final de fevereiro e nos já dê uma posição e a tendência é que tenhamos êxito", completou o gestor.
A expectativa da população fortalezense é grande para andar de metrô. Mas essa espera ainda deve se alongar até abril de 2012. Isso se tudo ocorrer dentro do previsto para administração do Metrofor e se o aditivo contratual da obra, citado com exclusividade pelo Diário do Nordeste na edição de 22 de dezembro, for celebrado.
Na apresentação com teste estático dos dois primeiros TUEs (Trens Unidades Elétricas), dos 20 que comporão o sistema, ontem, o presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, afirmou o início das operações comerciais da linha sul após seis meses do início dos testes dinâmicos com passageiros, previstos para outubro. "Depois de todo teste dinâmico feito se iniciam as operações assistidas. Depois de seis meses, começamos as operações comerciais, que deve ser em abril do ano que vem".
Aditivo
Um dos fatores decisivos para o cumprimento deste cronograma do Metrofor é a celebração de um aditivo, que prevê replanilhamento de recursos e a atualização de sistemas fixos. De acordo com Rômulo Fortes, a celebração desse aditivo depende da apreciação de organismos de controle, entre eles a Controladoria Geral da União (CGU).
"Já tivemos uma primeira prévia. Tivemos uma sinalização muito boa e, até o final da semana que vem, estamos mandando toda a documentação para os órgãos de controle, para o nosso cogestor", afirmou. "A posição é que pelo menos a CGU analise tudo até o final de fevereiro e nos já dê uma posição e a tendência é que tenhamos êxito", completou o gestor.
Os trens fabricados na Itália já estão passando por testes estáticos no centro de manutenção do Metrofor, localizado na cidade metropolitana de Pacatuba