20 janeiro 2011

Assembleia do Ceará autoriza criação de Secretaria da Copa

Pasta vai acompanhar projetos e obras vinculados ao Mundial de 2014 em Fortaleza

Secretaria da Copa vai monitorar obras do Castelão (crédito: Hector Vigliecca/Divulgação)
 
A Assembleia Legislativa do Ceará autorizou na tarde desta terça-feira (17) a criação da secretaria Especial da Copa 2014. A pasta começa a funcionar após sanção do governador Cid Gomes, prevista para o final de janeiro.

A oposição foi contra a nova secretaria, mas não teve força suficiente para derrubar a proposta, aprovada com 35 votos favoráveis.

A função da Secretaria da Copa é acompanhar os projetos estaduais vinculados ao Mundial em Fortaleza. Além disso, a nova pasta também será encarregada de firmar parcerias com a prefeitura e o governo federal para atender ao Caderno de Encargos da Fifa e às demandas do Comitê Organizador Local (COL).
A principal obra da Copa em Fortaleza é a reforma do Castelão, orçada em R$ 452,2 milhões. O projeto será viabilizado por meio de Parceria Público-Privada e ficou a cargo das empresas Galvão Engenharia, Serveng e BWA.

A secretaria da Copa também vai gerenciar orçamento de R$ 297,5 milhões em obras de mobilidade urbana. Entre elas o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ligando os bairros Mucuripe e Parangaba, próximo ao estádio.

Cofres públicos

“O ideal é que fosse criada uma coordenadoria especial vinculada ao gabinete do governador. Uma nova secretaria vai onerar os cofres do estado”, afirmou o deputado Fernando Hugo (PSDB), contrário ao projeto.

Outro tucano, o deputado Osmar Baquit, aliado do governo e que também é vice-presidente do Fortaleza Esporte Clube, defendeu que as demandas da Fifa são muito complexas e que uma secretaria com outras atribuições ficaria muito sobrecarregada.

“A criação da Secretaria da Copa é um investimento, pois o Mundial vai deixar um grande legado ao Estado do Ceará.”

Após a aprovação, a mensagem segue para a sanção do governador Cid Gomes. De acordo com o texto do projeto, a pasta será extinta em 31 de dezembro de 2014.

Arquivo INFOTRANSP