Conselho Estadual do Meio Ambiente concedeu licença prévia para 1ª etapa das obras
O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) concedeu à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) a licença prévia para a 1ª etapa da ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Segundo os membros do conselho, a obra é ambientalmente viável. A autorização foi dada em reunião ordinária desta quinta-feira (27) após análise do parecer técnico da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
Para obter a licença de instalação e de operação, a empresa que administra aeroportos federais no país terá que cumprir uma série de exigências, como compensações ambientais, desapropriação de terras e o assentamento dos moradores dessas áreas em outros locais, feitas no parecer técnico de análise do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA).
O Condema considerou as manifestações da Prefeitura de Campinas, sociedade civil e interessados durante as audiências públicas, laudos periciais apresentados pelo Ministério Público Federal e observações obtidas nas vistorias técnicas. O primeiro ofício da Infraero com pedido de licença ambiental prévia foi protocolado em maio de 2004.
De acordo com o governador Geraldo Alckmin, as obras serão realizadas pelo governo federal, por meio da Infraero, estatal que administra os aeroportos do país. Por isso, ele não deu uma data para o início das obras. “O estado aprova a licença ambiental, chamada licença prévia. Ela é o documento para poder fazer todo o processo da obra”, disse Alckmin.
De acordo com o Plano Diretor do Aeroporto Internacional de Viracopos, elaborado pela Planway Engenharia e Consultoria Ltda, concluído em 2007, a ampliação será feita em três etapas: a 1ª com previsão de conclusão em 2015 (que obteve a licença prévia), a 2ª para 2020 e a 3ª para 2025. Segundo a assessoria de imprensa da Infraero em Campinas, o prazo para o término da 1ª etapa, orçada em R$ 742 milhões, foi antecipado para 2014 para poder receber os passageiros da Copa do Mundo de Futebol, sediada no Brasil.
O aeroporto é considerado estratégico para desafogar o movimento de Guarulhos e Congonhas, além da boa localização e dos investimentos que serão feitos em Campinas, como a implantação do Trem de Alta Velocidade (TAV)
Em 2010, a Infraero já havia feito o processo de licitação para as obras de ampliação. Com a licença em mãos, o processo de homologação poderá ser feito com a vencedora do pregão. A partir disso, a empresa terá autorização para elaborar o projeto. A licença de instalação é obtida durante a elaboração do projeto e a de operação após a conclusão das obras.
A 1ª etapa da ampliação prevê a construção da segunda pista de pouso e decolagem, além da ampliação da implantação de pistas de rolamento e de área para teste de motores e inspeção de aeronaves. Mas também, pátio de aeronaves, ampliação de área para equipamento de tampa, ampliação de área de pátios e estacionamento de veículos do terminal de cargas, implantação do novo terminal de passageiros, edifício garagem, ampliação do terminal de cargas, construção de hotel e centro de convenções, entre outros.
Alguns trabalhos de ampliação de Viracopos já começaram, como a construção do 1º Módulo Operacional de Passageiros (MOP). A empresa responsável pela obra tem 150 dias, que começaram a ser contados em dezembro, para concluir a construção. Depois disso, serão concluídos outros serviços para o início de funcionamento.
Transporte de passageiros em Viracopos cresce 61,3% em 2010
O movimento de passageiros do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, cresceu 61,37% em 2010, comparado com 2009. Os terminais de embarque e desembarque receberam 5.428.986 de passageiros no ano passado, a maior marca registrada na história do aeroporto. Em 2009, foram 3.364.300 pessoas que chegaram ou partiram pelo terminal. O balanço anual foi divulgado pela Infraero no dia 19 de janeiro.
O aumento do movimento em Viracopos segue uma crescente nos últimos anos. De acordo com a Infraero, se comparado com 2004 o aumento chega a 3.000%. A partir de 2008, quando foi atingida a marca de mais de um milhão de embarques e desembarques, o terminal campineiro voltou a chamar a atenção das companhias aéreas, que perceberam o potencial de operação e a facilidade de acesso, se comparados aos aeroportos de Guarulhos e de Congonhas. A média era de 23 a 28 pousos e decolagens por dia em 2004.
Em 2010, o número saltou para 220.
Os motivos para o aumento são vários, segundo a Infraero. Além da expansão da aviação civil em todo o país, as companhias aéreas investiram em novos voos partindo e chegando em Campinas. A Azul Linhas Aéreas se instalou em Viracopos e começou a operar em novembro de 2008.
No ano seguinte, a TAP Portugal retomou os voos internacionais regulares depois de mais de 20 anos. Em dezembro, a Pluna também começou a oferecer opções saindo de Campinas para Montevidéu, no Uruguai, com conexões para Bueno Aires, na Argentina, Santiago, no Chile, entre outros destinos na América do Sul.
Com maior oferta, as passagens ficaram mais baratas e mais acessíveis à população, que antes só tinha como opção de transporte os ônibus e carros. O movimento de passageiros em Viracopos já supera o da rodoviária de Campinas.
Movimento de aeronaves
Importação e exportação
2004 - 675.796
2005 - 752.176
2006 - 774.582
2007 - 953.430
2008 - 1.026.425
2009 - 3.364.300
2010 - 5.428.986
http://eptv.globo.com/campinas/noticias/NOT,1,1,333220,Governo+de+SP+libera+obras+de+ampliacao+de+Viracopos.aspxNo que diz respeito ao transporte de cargas, a importação de mercadorias através do terminal de Viracopos também bateu recorde, encerrando 2010 com registro total de 169.913 toneladas. Relativo a 2009, o número é 42,83% maior. Na exportação, 96.065 toneladas de produtos passaram pelo aeroporto em 2010.
Balanço do movimento de Viracopos nos últimos anosO movimento de aeronaves em 2010 também cresceu em relação a 2009. No ano passado, Viracopos totalizou, entre pousos e decolagens, 74.474 voos. Em 2009, foram 55.263.