O Bilhete Único começa a valer neste sábado (8) na cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo. Os usuários do transporte público do município poderão embarcar em mais de um ônibus ou micro-ônibus pagando o valor de uma única passagem.
O valor da tarifa é de R$ 2,90. O período da integração das linhas é de duas horas e será contado a partir do momento em que o passageiro passar pelo leitor do primeiro veículo. Não há limite de veículos a serem usados no período estabelecido.
Os cartões estão disponíveis para aquisição em cerca de 40 locais. A primeira via do Bilhete Único Cidadão é gratuita. Para utilizar o cartão será preciso carregar, no ato de aquisição, o valor mínimo de duas tarifas municipais (R$ 5,80).
Se o usuário necessitar de uma segunda via, ela terá um custo equivalente a oito passagens, que não será revertido em créditos para uso. Apesar de a aquisição do cartão não ser obrigatória, a expectativa é que 450 mil pessoas o utilizem diariamente.
O Bilhete Único só será válido nas viagens feitas pelas linhas do transporte coletivo municipal e quem precisar se deslocar para outro município terá de pagar a tarifa separadamente.