Documento:Tese de Livre Docencia
Autor: Antonio Nelson Rodrigues da Silva
Neste texto são apresentadas, de forma sintética, as características
gerais e algumas etapas do processo de introdução de Sistemas de
Informações Geográficas para planejamento de transportes (SIG-T) no
Brasil.
Além de uma retrospectiva sobre o avanço do tema no Brasil, são
apresentadas algumas aplicações da ferramenta em um projeto mais amplo e
bastante específico.
Este último trata da influência de algumas
características das cidades (em particular, pequenas e médias) sobre os
custos de transportes e infra-estrutura.
Neste texto são revistas
inicialmente as bases deste projeto, que vem sendo desenvolvido desde
1988, o que inclui desde os primeiros modelos desenvolvidos até uma
estratégia de tributação inovadora, proposta para tentar minimizar os
efeitos egativos dos vazios urbanos.
São também apresentadas duas etapas
do projeto maior, desenvolvidas a partir de 1995, nas quais o SIG-T foi
introduzido gradativamente.
Na primeira etapa, o SIG foi utilizado
apenas de forma acessória na aplicação de modelos para avaliação dos
custos de transportes e infraestrutura na cidade de Araraquara.
Na fase
seguinte, no entanto, o uso da ferramenta já se fez de forma mais
intensa, utilizando-se de maneira efetiva várias rotinas de planejamento
de transportes disponíveis no software empregado, tudo isso sem
descaracterizar os modelos originalmente concebidos para o projeto.
O
uso do SIG-T, no entanto, apesar de dar mais flexibilidade a algumas
etapas da estratégia de tributação proposta, não eliminou todos os seus
problemas.
Em virtude disso, teve início outra etapa da pesquisa, cujos
primeiros passos são aqui também descritos, em que se tenta identificar a
influência que características espaciais (no caso específico aqui
tratado, a acessibilidade aos transportes) exercem sobre o
valor da terra urbana.
Finalmente são apresentados alguns projetos para o
futuro, com os quais se busca explorar ainda mais o enorme potencial
dos SIG-T, de forma a consolidá-lo como ferramenta de
planejamento de transportes no país.
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/18/tde-03022006-154920/publico//LivDocAN.pdf