09 junho 2013

Sistemas de informações geográficas para planejamento de transportes


Documento:Tese de Livre Docencia
Autor: Antonio Nelson Rodrigues da Silva

Neste texto são apresentadas, de forma sintética, as características gerais e algumas etapas do processo de introdução de Sistemas de Informações Geográficas para planejamento de transportes (SIG-T) no Brasil. 

Além de uma retrospectiva sobre o avanço do tema no Brasil, são apresentadas algumas aplicações da ferramenta em um projeto mais amplo e bastante específico.

 Este último trata da influência de algumas características das cidades (em particular, pequenas e médias) sobre os custos de transportes e infra-estrutura. 

Neste texto são revistas inicialmente as bases deste projeto, que vem sendo desenvolvido desde 1988, o que inclui desde os primeiros modelos desenvolvidos até uma estratégia de tributação inovadora, proposta para tentar minimizar os efeitos egativos dos vazios urbanos. 

São também apresentadas duas etapas do projeto maior, desenvolvidas a partir de 1995, nas quais o SIG-T foi introduzido gradativamente. 

Na primeira etapa, o SIG foi utilizado apenas de forma acessória na aplicação de modelos para avaliação dos custos de transportes e infraestrutura na cidade de Araraquara. 

Na fase seguinte, no entanto, o uso da ferramenta já se fez de forma mais intensa, utilizando-se de maneira efetiva várias rotinas de planejamento de transportes disponíveis no software empregado, tudo isso sem descaracterizar os modelos originalmente concebidos para o projeto. 

O uso do SIG-T, no entanto, apesar de dar mais flexibilidade a algumas etapas da estratégia de tributação proposta, não eliminou todos os seus problemas. 

Em virtude disso, teve início outra etapa da pesquisa, cujos primeiros passos são aqui também descritos, em que se tenta identificar a influência que características espaciais (no caso específico aqui tratado, a acessibilidade aos transportes) exercem sobre o valor da terra urbana. 

Finalmente são apresentados alguns projetos para o futuro, com os quais se busca explorar ainda mais o enorme potencial dos SIG-T, de forma a consolidá-lo como ferramenta de planejamento de transportes no país.



http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/18/tde-03022006-154920/publico//LivDocAN.pdf

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