01 junho 2013

Grupo Ejesa lança projeto para discutir soluções para transporte público

Grupo que publica os jornais Brasil Econômico, O Dia e Meia-Hora inaugura projeto Observatório da Mobilidade, que vai monitorar soluções para as grandes cidades brasileiras


Brasil Econômico
Thinkstock/Getty Images
Copa do Mundo e Jogos Olímpicos são oportunidade para o Rio de Janeiro solucionar problemas históricos de mobilidade urbana
Com os investimentos viabilizados pela Copa do Mundo e pelos Jogos Olímpicos de 2016, o Brasil e, principalmente, o Rio de Janeiro têm uma oportunidade única de solucionar problemas históricos de mobilidade urbana. Com o objetivo de contribuir para este processo, o Grupo EJESA (responsável pelas publicações Brasil Econômico, O Dia e Meia-Hora) dá início, nesta semana, ao projeto "Observatório da Mobilidade".

Além de reportagens para discutir em profundidade a questão da mobilidade urbana e dos transportes públicos, o projeto vai promover, uma vez por mês, debates com especialistas e autoridades sobre temas relacionados ao assunto.

O primeiro encontro discutirá "Os grandes projetos de transportes no Rio e seus impactos na mobilidade urbana" e reunirá, na quinta-feira, na sede do Grupo no Rio de Janeiro, o secretário municipal de Transportes do Rio de Janeiro, Carlos Roberto Osório, o gerente de Transportes da Empresa Olímpica Municipal, Ronaldo Balassiano, e os professores Alexandre Rojas, do Centro de Tecnologia da UERJ, e Paulo Cézar Ribeiro, do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe/ UFRJ.

Para o presidente da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), Ailton Brasiliense, o novo ciclo de investimentos proporcionados pelos grandes eventos é uma oportunidade para grandes cidades brasileiras repararem erros do passado. Segundo ele, de 1950 a 2010, a área urbana de São Paulo cresceu duas vezes mais do que a população. “O resultado disso é que a cidade têm corredores saturados de automóveis e o tempo médio de viagem para o trabalho passou de 10 minutos para 64 minutos. 

Agora, temos a oportunidade de reparar grandes erros urbanos do passado”, lembra ele.

O gerente de Desenvolvimento Urbano do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP, na sigla em inglês), Pedro Torres, ressalta que a sociedade civil precisa entender os projetos que estão sendo desenvolvidos nas cidades e que iniciativas como o Observatório são fundamentais.

“Somente as audiências públicas que são realizadas para o licenciamento dos projetos não são suficientes, pois são pouco divulgadas.

 A sociedade precisa participar mais desse processo”, afirmou Torres.

Os principais projetos de transporte público que estão em desenvolvimento no Rio de Janeiro, como as quatro linhas de BRT, o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), a Linha 4 do Metrô, a modernização do sistema ferroviário, somam investimentos de quase R$ 18 bilhões, além de obras viárias, como o arco rodoviário.


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