09 junho 2013

Crescimento no número de carros é semelhante ao de ônibus no Brasil

Apesar disso, pessoas preferem utilizar automóveis para se locomoverem

 Entre 2003 e 2013, o número de carros nas ruas de Manaus dobrou de tamanho (Foto: Reprodução de TV)Entre 2003 e 2013, o número de carros nas ruas de Manaus cresceu 138%

Dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) mostram que, nos últimos dez anos, o número de carros circulando nas grandes cidades brasileiras aumentou aproximadamente 1,5 vez. 

Algumas capitais como Brasília e Manaus experimentaram um aumento no número de carros ainda maior. 

Em 2003, a Capital Federal tinha uma frota de 557 mil automóveis. Em abril de 2013, a marca chegou a 1,07 milhão, aumento de 90%. Já a cidade de Manaus, no Amazonas, tinha 124 mil carros em sua frota. No mesmo período, ela cresceu 138%, chegando a marca de 297 mil automóveis em circulação.

O número de venda de automóveis no Brasil está chegando a níveis históricos. 

Estimulados pelas baixas taxas de juros, redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e pela boa fase da economia do país, os brasileiros estão comprando mais carros do que nunca. 

Em abril de 2013 foram comercializadas 333 mil unidades em todo o país. Nos primeiros quatro meses do ano, o número de veículos vendidos bateu a marca de 1,164 milhão.

A situação está tão complicada que em junho de 2012, São Paulo registrou o maior congestionamento de sua história, batendo a marca de 292km.

Curiosamente, contrariando as expectativas, a quantidade de ônibus nessas grandes cidades cresceu de forma semelhante à de carros. 

Em alguns casos, o crescimento do número de coletivos em pontos percentuais superou o de automóveis, como no Rio de Janeiro. 

Enquanto a frota de carros cresceu 44%, de acordo com os dados do Denatran, a de ônibus cresceu 63% entre 2003 e 2013. Ainda assim, a capital fluminense, como outras grandes cidades do Brasil ainda enfrenta grandes problemas de mobilidade urbana e que não devem ser resolvidos tão cedo.

Para Eva Vilder, professora da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a causa do problema no trânsito das cidades brasileiras não é a maior quantidade de carros circulando pelas ruas, mas a cultura da população em relação ao uso dos automóveis. 

"Não são as cidades que devem se adaptar à maior quantidade de automóveis nas ruas. O uso do carro que deve ser planejado", ensina a professora. 

Ela explica que as pessoas insistem em trafegar pelas principais vias da cidade nos horários de pico, e que não há cidade no mundo que suporte esse fluxo.

Ela defende que, para percursos mais curtos – que cheguem a quatro quilômetros – sejam feitos a pé, de bicicleta ou mesmo com transportes públicos. Inclusive, segundo a professora, os carros são usados atualmente de uma forma diferente daquela que foram planejados: “Quando Henry Ford desenvolveu seu carro, ele pensou em veículos de passeio, para lazer”, comenta.

Mudança de comportamento ao volante

Algumas mudanças de comportamento podem melhorar o trânsito das grandes cidades mesmo sem precisar deixar o carro em casa. “Uma coisa que as pessoas podem fazer é diminuir o uso do celular enquanto dirigem”, comenta. 

Ela explica que estudos realizados pela Poli-UFRJ demonstram que motoristas perdem muito tempo digitando ou falando no celular. Essa simples mudança de hábito, segundo Vider, já significa uma diminuição do tempo perdido no trânsito.

Outra mudança apontada pela professora para melhorar o fluxo de automóveis nas cidades se refere ao horário em que os motoristas saem de casa. 

“Há alguns anos atrás, para eu chegar ao trabalho às 8h, saía de casa às 7. Hoje, preciso sair às 6h30”. Ela defende que os motoristas reprogramem seu cotidiano para evitar os horários de pico, quando o fluxo é maior.

Políticas erradas contribuem para o trânsito ruim

Criado em 1997, o rodízio de veículos em São Paulo divide opiniões em relação à sua efetividade. Fábio Feldman, secretário de Transportes do município quando a medida foi criada defende que, atualmente, o número de carros tirados das ruas paulistanas nos meses de rodízio chega a 1,4 milhão. 

Eva não tem uma visão muito otimista sobre a medida. 

“O rodízio não é uma boa solução. Na verdade, ele aumenta o número de carros que cada família tem”, critica. 

Ela defende que, para escapar do rodízio, as pessoas passam a comprar carros com placas diferentes, sempre colocando pelo menos um carro na rua.

Feldman discorda. Para o consultor, as pessoas até podem ter dinheiro para comprar um carro novo, mas, a longo prazo, podem não ter para mantê-lo. 

“Elas terão de pagar dois IPVAs, dois seguros, duas manutenções, dois combustíveis. É um grande impacto para o orçamento da família”. 

Em um ponto, porém, os dois especialistas concordam: para o rodízio dar certo, é preciso investimento maior em transporte público e maior conscientização dos motoristas.

Confira dados sobre mobilidade urbana em algumas capitais do Brasil
São Paulo (SP)
Frota de automóveis em 2003: 3.298.215
Frota de automóveis em 2013: 4.881.359
Frota de ônibus em 2003: 28.171
Frota de ônibus em 2013: 40.898
Extensão das linhas de metrô em 2012: 65,3km
Número médio de usuários de metrô por dia em 2012: 3,7 milhões
Extensão das linhas de trem em 2011: 260,8km
Número médio de usuários de trem por dia em 2011: 2.3 milhões

Rio de Janeiro (RJ)
Frota de automóveis em 2003: 1.232.978
Frota de automóveis em 2013: 1.776.255
Frota de ônibus em 2003: 10.298
Frota de ônibus em 2013: 16.820
Extensão das linhas de metrô em 2013: 41km
Número médio de usuários de metrô por dia em 2013: 640 mil
Extensão das linhas de trem em 2010: 270km
Número médio de usuários de trem por dia em 2010: 540 mil

Porto Alegre (RS)
Frota de automóveis em 2003: 396.783
Frota de automóveis em 2013: 557.265
Frota de ônibus em 2003: 3177
Frota de ônibus em 2013: 4732
Extensão das linhas de trem em 2013: 39
Número médio de usuários de trem por dia em 2013: 173 mil

Brasília (DF)
Frota de automóveis em 2003: 557.660
Frota de automóveis em 2013: 1.062.047
Frota de ônibus em 2003: 5995
Frota de ônibus em 2013: 9038
Extensão das linhas de metrô em 2013: 42km
Número médio de usuários de metrô por dia em 2013: 130 mil

Recife (PE)
Frota de automóveis em 2003: 226.744
Frota de automóveis em 2013: 363.594
Frota de ônibus em 2003: 2336
Frota de ônibus em 2013: 4150
Extensão das linhas de metrô em 2013: 39,5,km
Número médio de usuários de metrô por dia em 2013: 225 mil

Manaus (AM)
Frota de automóveis em 2003: 124.840
Frota de automóveis em 2013: 297.473
Frota de ônibus em 2003: 3.179
Frota de ônibus em 2013: 7.398

 http://redeglobo.globo.com/globoecologia/noticia/2013/06/crescimento-no-numero-de-carros-e-semelhante-ao-de-onibus-no-brasil.html

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