Discussão aponta que há soluções para o problema, bem como recursos, porém falta vontade política para pôr em prática
Todos os dias a cena se repete, no mesmo horário e local.
O trânsito pára e ninguém consegue passar.
Até mesmo as ambulâncias, bombeiros e carros de polícia têm dificuldade de vencer os congestionamentos.
O trânsito pára e ninguém consegue passar.
Até mesmo as ambulâncias, bombeiros e carros de polícia têm dificuldade de vencer os congestionamentos.
Os veículos pesados, em especial os ônibus, são os que mais sofrem
com a imobilidade urbana que tomou conta de Maceió e de outras grandes
cidades do país.
“O tempo médio das viagens de ônibus vem aumentando, exigindo a
ampliação da frota para reduzir o tempo de espera do passageiro e
oferecer um serviço com a mesma qualidade de antes”, analisa o
presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do
Nordeste (Fetronor), Eudo Laranjeiras.
O reverso da medalha, entretanto, contrapõe Eudo, “é o aumento da
quantidade de ônibus parados nas ruas da cidade porque o trânsito não
permite que eles andem”.
Essa crise de mobilidade urbana vivida pelas metrópoles brasileiras,
nos últimos anos, “é o resultado da escolha que os governos têm feito em
favor do transporte individual, em detrimento das formas coletivas de
deslocamento”, resume o presidente da Fetronor.
Entre 2001 e 2011, o número de automóveis nas 12 metrópoles aumentou
de 11,5 milhões para 20,5 milhões, enquanto as motocicletas, segundo o
Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), passaram de 4,5 milhões
para 18,3 milhões nesse mesmo período.
Soluções para esse problema existem e os recursos também. “O que
falta é vontade política e a decisão de todo mundo sentar em torno de
uma mesa e resolver o problema, até porque, sozinho, ninguém chega a
lugar nenhum”, conclui Eudo Laranjeiras.
Para reunir interessados em discutir soluções para os problemas da
Mobilidade Urbana de Maceió, a Fetronor uniu-se ao Sindicato das
Empresas de Transporte Urbano do Município de Maceió (SINTURB MAC), à
Prefeitura de Maceió e ao Governo de Alagoas para realizar nesta
sexta-feira (17), para discutir a Lei da Mobilidade Urbana.
Nesse seminário, três especialistas aborgarão o tema sob vários
ângulos. “A Lei 12.587/2012 é uma espécie de constituição para o setor
de transporte e de trânsito no Brasil. As novas regras estão definidas
por ela e é para discutir como aplicá-las que nós estamos trazendo essa
discussão a Maceió”, explica Eudo.
O encontro, reúne especialistas de renome nacional e autoridades na questão da Mobilidade Urbana, no Hotel Ritz Lagoa da Anta,
Debates – As discussões começarão pela manhã com uma palestra do
Gerente de Projetos das Secretaria Nacional de Trânsito e Mobilidade
Urbana do Ministério das Cidades, João Alencar Oliveira Júnior.
Ele é um dos autores da Lei da Mobilidade Urbana, seguida de debate
entre os presentes sobre os aspectos legais e as obrigações de
municípios, estados e Governo Federal.
As discussões da tarde serão encerradas com uma palestra do consultor
de transporte e ex Secretário Nacional de Transito e Mobilidade Urbana e
ex Presidente do Consorcio metropolitano de Goiânia, José Carlos Xavier
(Grafite).
Ele analisará os aspectos institucionais para a implantação de um
sistema integrado de transporte público para as regiões metropolitanas, a
partir da experiência da Região Metropolitana de Goiânia.