Macáe, Campos, Rio das Ostras e Quissamã seriam as cidades contempladas.
Segundo secretário, estudos serão feitos para checar a viabilidade da obra.
Modelo de VLT de Macaé - veículo similar deverá
ser usado em ligação com outros municípios
(Foto: Divulgação / Prefeitura de Macaé)
ser usado em ligação com outros municípios
(Foto: Divulgação / Prefeitura de Macaé)
Interligar as quatro cidades de uma das áreas de maior crescimento econômico do estado. É com esse objetivo que nesta quarta-feira (15) os prefeitos de Macaé, Campos, Quissamã, no Norte Fluminense, e Rio das Ostras, na Baixada Litorânea, se reuniram com o secretário estadual de transportes Júlio Lopes para acertar detalhes do projeto de implantação de um veículo leve sobre trilhos (VLT), uma espécie de metrô na superfície, que irá ligar os municípios.
As obras fazem parte do Programa de Mobilidade Urbana, desenvolvido para melhorar o sistema de transportes nestas cidades. Além dos prefeitos e do secretário, durante a reunião também estiveram presentes três integrantes do Banco Mundial, instituição interessada em financiar o projeto.
Apesar de já estar acordado, o programa ainda precisa ser aprovado. Segundo Lopes, a partir de agora, estudos serão feitos pelas prefeituras para garantirem a viabilidade técnica das obras. "A reunião de hoje foi um pontapé inicial. Agora é preciso checar fisicamente o projeto. Caso não aconteça, precisamos de alguma forma preparar outras soluções para melhorar o transporte na região", comentou Lopes.
Para Jorge Rebello, representante do Banco Mundial, a medida é importante pois servirá de exemplo para outras cidades médias do país.
"Nós recebemos um pedido da Secretaria para considerar o financiamento do VLT para a Região Metropolitana do Petróleo, onde há um milhão de habitantes. Estamos de acordo para incluir esse projeto no empréstimo já em curso e isso irá ajudar na construção dos corredores. É importante que as cidades de médio porte possam definir esses corredores de maneira proveitosa", explicou.
De acordo com Júlio Lopes, as quatro cidades sofrem com constantes engarrafamentos. "Atualmente o motorista que quer chegar a Macaé percorre 26 km em 1h30. É uma obstrução total nos acessos da cidade. Para se ter uma ideia, segundo dados do IBGE apresentados pelo prefeito de Macaé, a região cresceu 72%. É preciso que haja uma melhora para transportar tanta gente", disse o secretário.
Além do investimento em transporte ferroviário, o Projeto de Mobilidade Urbana desenvolvido para a região também contempla a duplicação do trecho da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) entre Macaé e Rio das Ostras, além de uma nova via entre os bairros Novo Cavaleiros e Imboassica, em Macaé.
Decisões em conjunto
Durante o encontro, os representantes dos municípios decidiram que irão criar uma espécie de câmara técnica de transporte e logística para que possam estudar melhor a questão dos transportes nas cidades.
Para Jorge Rebello, a criação desse conselho evitará discussões futuras sobre obras. "A câmara evitará que os municípios produtores de petróleo entrem em conflito. Trata-se de outro bom exemplo a ser seguido", disse ele.
Macaé terá VLT no ano que vem
Moradores e turistas podem visitar o protótipo do
VLT de Macaé na Estação Central (Foto: Divulgação
/ Prefeitura de Macaé)
VLT de Macaé na Estação Central (Foto: Divulgação
/ Prefeitura de Macaé)
Considerada eixo fundamental na implantação do projeto, Macaé já tem protótipo do VLT. De acordo com a prefeitura, a previsão é que os veículos leves sobre trilhos comecem a operar em 2011.
O projeto conhecido como "Metrô Macaé" custou R$ 25 milhões e foi baseado na revitalização da rede ferroviária. Ao todo, dois trens irão circular de norte a sul da cidade, passando por diversos bairros. Cada veículo terá capacidade para receber 360 passageiros.