O ministro das Cidades e presidente do Conselho de Administração da CBTU , Marcio Fortes, participa na tarde desta segunda-feira, da entrega de composições do Veículo Leve sobre Trilhos – VLT de Alagoas, em Macieó, junto com o presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Elionaldo Magalhães, do secretario de Transporte e Mobilidade Urbana do MCidades, Luiz Carlos Bueno, da subsecretaria de Orçamento do ministério, Magda Myron, do secretário-executico do Conselho das Cidades, Elcione Diniz, e do senador eleito Benetido de Lira.
As composições que estavam sendo transportadas chegaram a Alagoas no início da manhã.
A obra do VLT conta com investimento de R$ 174 milhões para a construção de 32 quilômetros de linha férrea e aquisição de vagões. O projeto prevê trajeto cortando três cidades: Maceió, Rio Largo e Satuba. Na capital alagoana, o trajeto vai interligar pontos de tradicionais congestionamentos de trânsito, como o centro e os bairros Poço, Mangabeiras e sítio histórico de Jaraguá.
O VLT vai substituir o trem de ferro que faz o trecho Rio Largo-Maceió. Quando o VLT estiver circulando, a expectativa é transportar cerca de 40 mil usuários. Embora circule nos trilhos, o VLT seguirá normas comuns aos demais motoristas. Os VLTs param em semáforos e dão preferência quando necessário. Os VLTs de Maceió serão movidos a diesel, climatizados e atingirão velocidade máxima de 80 km/h.
CBTU opera trens urbanos em seis capitais – Belo Horizonte, Salvador, Maceió, João Pessoa, Natal e Recife. Antes de entrar em funcionamento o VLT Maceió passará por testes, como frenagem, aceleramento, rampa, carregamento, dentre outros.
Durante a manhã, Marcio Fortes visitou o início de obras em Rio Largo, município atingido pelas chuvas no ano passado e onde trilhos de trens também foram levados pela correnteza das águas.