A indústria “Plascar" anunciou que vai lançar no Brasil, no próximo ano, como novidade “mundial", rodas de plástico para veículos automotores. Segundo os fabricantes, são muitas as vantagens desses produtos sobre os modelos ofertados nos dias atuais. “Elas absorvem três vezes mais energia que uma de alumínio", garante Márcio Tiraboschi, gerente de Engenharia Avançada da empresa.
Entre as vantagens que as rodas de plástico oferecem, uma se evidencia, o “peso". “Nossa roda, já testada e validada, na medida 5,5 polegadas X 14 polegadas, pesa 4,5 kg, ante os 7 kg de uma equivalente de aço e 7,5 kg, se for de alumínio", afirma o empresário. Em cinco rodas (com estepe), a redução de peso ultrapassa os 15 quilos.
Segundo Tiraboschi, cada quilo de massa não suspensa (as partes do automóvel entre o solo e as molas, como freios e pneus) equivale de 6 a 9 quilos de massa suspensa (o automóvel em si, apoiado nas suspensões). Logo, as rodas poliméricas podem representar uma redução final de, aproximadamente 90 quilos.
“Isso permite redimensionar o trem de força (motor e câmbio), possibilitando redução de consumo e de emissões de poluentes", assegura Márcio. É importante registrar, que as rodas feitas de plástico são 100% recicláveis!
Márcio Tiraboschi garante que as rodas de plástico estão aprovadas para equipar carros de até 670 quilos por eixo, mas há testes para validar uma roda que suporte 820 quilos. “Há quatro montadoras acompanhando o projeto", alerta o executivo. Segundo ele, a Fiat deverá partir na frente, mais uma vez. A montadora de Betim (MG) começou mês passado uma expedição denominada Zero-Emission, na qual uma Palio Weekend elétrica, equipada com rodas de plástico, irá percorrer 30.000 kms (dos Estados Unidos ao Brasil).
Segundo Autos & Motores apurou, o preço de uma roda de plástico ficará entre o de uma de o aço e o de uma de alumínio.
http://tribunadonorte.com.br/noticia/as-rodas-de-plastico-vem-ai/167736
Entre as vantagens que as rodas de plástico oferecem, uma se evidencia, o “peso". “Nossa roda, já testada e validada, na medida 5,5 polegadas X 14 polegadas, pesa 4,5 kg, ante os 7 kg de uma equivalente de aço e 7,5 kg, se for de alumínio", afirma o empresário. Em cinco rodas (com estepe), a redução de peso ultrapassa os 15 quilos.
Segundo Tiraboschi, cada quilo de massa não suspensa (as partes do automóvel entre o solo e as molas, como freios e pneus) equivale de 6 a 9 quilos de massa suspensa (o automóvel em si, apoiado nas suspensões). Logo, as rodas poliméricas podem representar uma redução final de, aproximadamente 90 quilos.
“Isso permite redimensionar o trem de força (motor e câmbio), possibilitando redução de consumo e de emissões de poluentes", assegura Márcio. É importante registrar, que as rodas feitas de plástico são 100% recicláveis!
Márcio Tiraboschi garante que as rodas de plástico estão aprovadas para equipar carros de até 670 quilos por eixo, mas há testes para validar uma roda que suporte 820 quilos. “Há quatro montadoras acompanhando o projeto", alerta o executivo. Segundo ele, a Fiat deverá partir na frente, mais uma vez. A montadora de Betim (MG) começou mês passado uma expedição denominada Zero-Emission, na qual uma Palio Weekend elétrica, equipada com rodas de plástico, irá percorrer 30.000 kms (dos Estados Unidos ao Brasil).
Segundo Autos & Motores apurou, o preço de uma roda de plástico ficará entre o de uma de o aço e o de uma de alumínio.
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