A primeira composição do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) deve começar a circular em Maceió ainda neste mês de dezembro, em regime de testagem permanente. A afirmativa foi feita pelo ministro das Cidades, Márcio Fortes, e pelo superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Elionaldo Magalhães.
No ato que marcou a chegada dos três carros que vão integrar a primeira composição do novo sistema de transportes, na última segunda-feira, Márcio Fortes afirmou seu desejo de fazer a entrega oficial do VLT, já em funcionamento, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ainda durante o seu mandato, que termina no dia 31 deste mês.
“Vamos convidar o presidente Lula para o forró do VLT, junto com o prefeito Cícero Almeida. Esse é um momento histórico, porque não é só o primeiro VLT de Alagoas, é o primeiro fabricado no Brasil, que vai entrar em funcionamento, marcando também o sucesso de uma nova indústria metroviária, que está instalada no Nordeste”, disse o ministro.
Quando estiver em pleno funcionamento , o novo sistema vai substituir os antigos trens que fazem o percurso Maceió-Rio Largo. Para isso, trechos que foram destruídos pela enchente, nos municípios vizinhos, terão que ser substituídos. O superintendente de CBTU acredita que isso deve demorar cerca de 90 dias.
Até lá, a composição do VLT deve percorrer os trechos que já foram recuperados e adaptados para o sistema .
“Já estamos conseguindo chegar com o trem até a Utinga”, diz o superintendente Elionaldo Magalhães, que esteve com o ministro em Rio Largo, onde a linha férrea foi mais danificada pela enchente.
Para ele, com a chegada do VLT, “Maceió entra, definitivamente, no século 21”. Essa frase define a importância da implantação do novo sistema de transporte na capital alagoana. “Aqui está o padrão definitivo do VLT”, complementa ele.
Na última segunda-feira, ao lado do ministro e do superintendente da CBTU; do governador Teotônio Vilela e secretários de Estado; do senador eleito Benedito de Lira e do deputado federal Givaldo Carimbão; de secretários do município e populares, o prefeito Cícero Almeida comemorou com muita alegria a chegada do VLT.
“Este é um momento muito importante para nós. Mostra que o VLT é uma realidade. É mais um marco que fazemos no presente, para o futuro de Maceió” destaca o prefeito Cícero Almeida .