Ele esperou a chegada do VLT ao lado de secretários da Prefeitura, do ministro das Cidades, Márcio Fortes, do governador Teotônio Vilela Filho, do superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Elionaldo Magalhães, do deputado federal Givaldo Carimbão, e do senador eleito Benedito de Lira, destacado por ele como o responsável pela grande conquista. Foi dele a emenda orçamentária que viabilizou o projeto do VLT para Maceió.
Uma multidão acabou se formando na frente da estação, quando as carretas apontaram trazendo os três carros que vão compor o primeiro VLT de Maceió. “É um projeto inédito para Alagoas; o 1º VLT fabricado no Brasil, e com tecnologia nordestina, da terra de Padre Cícero”, destacou Cícero Almeida, agradecendo, também ao presidente Lula, por tudo o que ele tem feito. "Aliás, esperamos contar com ele para a inauguração do VLT". disse Almeida.
“Este é um ato simbólico, de recebimento. Agora a composição será montada e vai entrar em fase de testagem nos próximos dias. Queremos inaugurar o primeiro VLT ainda neste mês de dezembro, se possível, com a presença do presidente Lula”, diz o ministro, já falando animado na segunda etapa do projeto, que vai ligar a estação central à região do Maceió Shopping.
Para o governador Teotônio Vilela, a chegada a Alagoas, do 1º VLT fabricado no Brasil, mostra um novo momento para o Estado, que historicamente está sempre nos últimos lugares nas conquistas. “Parabéns ao prefeito Cícero Almeida, ao senador Benedito de Lira, ao presidente da CBTU, Elionaldo Magalhães e ao ministro das Cidades, que tem dedicado tanto carinho a todos nós”, disse o governador, anunciando, como retribuição a esse carinho, a outorga da comenda Floriano Peixoto - uma honraria do governo do Estado a figuras que se destacam na promoção do bem para a sociedade alagoana - ao ministro Márcio Fortes.
Transporte de massa
De acordo com Elionaldo Magalhães, o projeto do VLT custou R$ 171 milhões, dos quais R$ 71 milhões vieram de emendas ao orçamento da União, por meio do deputado Benedito de Lira, e R$ 100 milhões da CBTU. Segundo o ministro Márcio Fortes, cerca de R$ 70 milhões desses recursos foram empregados na compra dos carros do VLT e o restante em obras.
A partir de agora, segundo ele as locomotivas do VLT, fabricadas em Barbalho, no estado do Ceará, vão chegar gradativamente. Até dezembro de 2011 serão oito locomotivas, fazendo o percurso Maceió – Rio Largo, cada uma com três carros, e cada carro com capacidade para 200 passageiros por viagem.
Elionaldo explicou que dois VLTs farão o percurso entre Lourenço de Albuquerque (em Rio Largo) até Fernão Velho, e outros cinco farão o percurso Centro - Fernão Velho. Um VLT ficará na reserva, na estação central.
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