30 dezembro 2010

Mitsubishi vence concurso para metro ligeiro de Macau


A Mitsubishi Heavy Industries garantiu a adjudicação do sistema do metro ligeiro de Macau, por 433 milhões de euros, anunciou hoje o executivo local, ao garantir que o novo meio de transporte estará operacional em quatro anos.

Ao concurso público internacional para o fornecimento do sistema e comboios para a primeira fase do metro ligeiro de Macau, lançado há um ano, tinham concorrido outras duas empresas, que apresentaram propostas de conceção e construção do tipo “chave na mão”, mas o Governo da região salientou que a proposta vencedora foi a “mais económica”.
 
A proposta da Mitsubishi tem um custo de 4,6 mil milhões de patacas (433 milhões de euros), enquanto o consórcio entre a canadiana Bombardier e a China Road and Bridge Corporation apresentou a proposta com o valor mais baixo, 4,5 mil milhões de patacas (423 milhões de euros). Já a joint-venture entre o grupo alemão Siemens e a empresa estatal chinesa China Civil Engineering Construction apresentou o projeto mais caro, calculado em 6,2 mil milhões de patacas (583 milhões de euros).

Arquivo INFOTRANSP