Além de apresentar propostas para a cidade, a cartilha também dá dicas sobre cuidados que os próprios cidadãos podem ter para diminuir o impacto no meio ambiente
São Paulo - O município de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, lançou na última segunda-feira (20) uma Cartilha de Conscientização Ambiental. O documento foi produzido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com empresas da iniciativa privada, e tem como objetivo apresentar ações sustentáveis e disseminar a conscientização ambiental.
A cartilha será mais um instrumento de comunicação entre o órgão municipal e a população e servirá como canal de apresentação dos projetos ambientais da Secretaria local. Foram impressos 17 mil exemplares da publicação, que serão distribuídos em pontos estratégicos da cidade.
Três Lagoas é a quarta cidade mais importante e populosa do Mato Grosso do Sul e através dessa ação é demonstrada a preocupação ambiental das autoridades locais. “Queremos tornar público nossos projetos que contemplam o Meio Ambiente e a população e dessa forma trazer a tona a importância de conservação ambiental”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Cristovam Lajes Canela.
Além de apresentar as propostas da secretaria para a cidade, a cartilha também oferece dicas e cuidados que os próprios cidadãos podem ter para diminuir o impacto que suas ações causam no meio ambiente. Entre os projetos apresentados na publicação estão, pontos de entregas de resíduos sólidos, plantios de árvores, instruções sobre a separação do lixo reciclável e outras dicas e práticas ecologicamente corretas.
Os parceiros que fizeram parte da concepção da cartilha foram escolhidos por serem consideradas empresas amigas do meio ambiente. Juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente, essas companhias poderão mostrar que é possível alcançar o desenvolvimento sustentável.
Em 2011 as Cartilhas de Conscientização Ambiental também serão entreguem em escolas do município. Segundo Canela, a participação dos alunos será importante para difundir as informações contidas na cartilha e assim será possível estabelecer um diálogo maior com crianças e jovens em benefício do meio ambiente.