26 dezembro 2010

SISTEMA DE TRANSPORTE PARA MANAUS: Monotrilho, BRT ou VLT?

Mobilidade Urbana em Manaus será decidida nos primeiro trimestre de 2011, por isso é importante entender do que se trata.


O Sistema de Transporte Coletivo da cidade de Manaus apresenta gargalos que precisam ser eliminados urgentemente. Enquanto isso, discutem-se sobre opções de projetos de sistemas de transporte apropriados para a capital do Amazonas.

O Monotrilho é um sistema de transporte composto por trens elétricos com pneus, que se deslocam sobre um trilho elevado a uma altura média de 9 metros; a via onde roda o monotrilho pode ser erguida sobre as estradas já existentes; as estações são fechadas e refrigeradas, as quais somente abrem quando o trem estaciona para o embarque e o desmbarque de passageiros. Por exemplo, o monotrilho poderá rodar em via própria elevada sobre a Avenida Constantino Nery.

O BRT (Bus Rapid Transit) é outro Sistema de Transporte Coletivo; é similar ao Sistema Expresso já conhecido em Manaus. No entanto, o BRT é composto por ônibus apropriados, com estações diferenciadas e via própria para deslocamento, não sendo interrompido por automóveis e outros veículos.

O Sistema Integrado é um Sistema de Transporte que comporta o Monotrilho como o transporte principal da cidade, combinado com o Sistema BRT no sentido bairro – eixo principal do Monotrilho e Vice-versa, de forma que o BRT transporta passageiros dos bairros até uma linha central do monotrilho e também dessa linha central para os bairros, enquanto o Monotrilho será o responsável em cruzar a cidade no sentido Norte Sul (ida e Volta) para conduzir passageiros ao Centro da cidade e depois trazê-los de volta às suas origens, deixando-os nas estações de integração com o BRT.

E, por fim, o Sistema VLT (Veículo Leve sobre Trilho) - um trem que se desloca sobre trilho, com estações adequadas e sistema de embarque e desembarque imediato; também denominado Metrô de Superfície, o VLT é rápido transporta muito mais passageiros do que os ônibus articulados atualmente em operação em Manaus.

A população da cidade de Manaus precisa decidir qual o melhor sistema de mobilidade urbana para a sua realidade, pois parte dos recursos a serem obtidos está subordinada a uma limitação orçamentária e prazos curtos; trata-se de recursos financeiros oriundos da Copa do Mundo de Futebol de 2014, na qual Manaus será subsede.

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