31 dezembro 2010

Governo do Rio formaliza a compra de quatro novos trens chineses

A Secretaria Estadual de Transportes do Rio de Janeiro anunciou, nesta quarta-feira, a compra de mais quatro trens chineses, além dos 30 que haviam sido adquiridos no ano passado. As composições começam a chegar em 2011.
 
Na transação, o governo do Estado conseguiu negociar os novos trens pelo preço dos encomendados em 2009, com 0% de correção monetária. A notícia oficial foi dada pelo secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, na Central do Brasil, durante a abertura da exposição de uma maquete que reproduz o layout dos novos trens.
 
"O sistema ferroviário da região metropolitana, operado pela SuperVia, vai dar uma virada. Além da aquisição em si, esses trens comprados com recursos do Banco Mundial representam outra vitória para a população. O governo do Estado conseguiu negociar os novos quatro trens pelo preço dos encomendados em 2009, com 0% de correção monetária. Além disso, vamos reformar as 89 estações do sistema", disse o secretário.
 
A manutenção dos equipamentos também está assegurada. A Secretaria de Transportes negociou junto ao consórcio chinês a extensão da garantia técnica dos 34 veículos, a partir da data de entrega.
 
Os trens serão equipados com ar condicionado e sistema de informação ao passageiro, com circuito interno de TV e sistema de som ambiente, além de integração entre os carros. Cada trem custou U$5,5 milhões, exatamente o valor pago em 2009, quando foi assinado o contrato com os chineses. As aquisições fazem parte do Programa Estadual de Transportes 2 - PET2 - e foram financiadas pelo Banco Mundial (Bird).

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4865260-EI7896,00-Governo+do+Rio+formaliza+a+compra+de+quatro+novos+trens+chineses.html

Arquivo INFOTRANSP