RIO - No último dia de trabalho legislativo, a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou na terça-feira o projeto de lei 3368/2010, autorizando o governo do estado a contrair um empréstimo de US$ 600 milhões (cerca de R$ 1,5 bilhões) junto ao Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). Os recursos serão destinados ao financiamento do adicional do Programa Estadual de Transportes 2 (PET2). O projeto recebeu oito emendas. Com o plenário repleto, o único voto contra foi o do deputado Marcelo Freixo (PSOL).
O secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, disse que o empréstimo servirá para a compra de 240 vagões ferroviários para a Região Metropolitana do Rio. Em viagem a São Paulo, Lopes evitou comentar a aprovação por desconhecer o conteúdo das emendas. O texto foi aprovado na forma de um substitutivo, pela adição de duas emendas, e vai para o governador Sergio Cabral, que terá 15 dias úteis para vetar ou sancionar a proposta.
- Não conheço as emendas. Mas com a aprovação, o estado deverá fazer a maior compra pública de sua história. Serão 240 carros de última geração. A licitação deverá ser feita em março ou abril - disse o secretário.
O deputado Marcelo Freixo, que votou contra o projeto, chamou a aprovação de irresponsável:
- É um estado que vem se endividando sistematicamente. O projeto não tem clareza, é mal feito e o Parlamento assinou um cheque em branco. Na terça-feira, como era a última sessão do ano, votaram muitas matérias a toque de caixa. É o preço que se paga por não trabalharem direito durante o ano inteiro. Esse projeto merecia uma audiência pública. A população deveria ser ouvida. É uma irresponsabilidade.
Um trecho da mensagem do governador enviada à Alerj, no último dia 14, diz que "as condições financeiras oferecidas pelo Bird reportam-se a um prazo médio de até 18 anos", com juros baixos. Os trens que serão comprados terão ar condicionado. A ideia do projeto, de acordo com o deputado Luiz Paulo Correa da Rocha (PSDB), é melhorar o serviço oferecido aos usuários dos trens metropolitanos. Ele apresentou projeto de lei propondo a criação de uma linha expressa entre a Central do Brasil e a estação de Deodoro.
Uma linha de velocidade entre Rio e São Paulo
Também na terça-feira, o futuro secretário de Transportes do estado de São Paulo, Jurandir Fernandes, disse que o governador eleito Geraldo Alckmin é a favor da existência de uma linha ferroviária de alta velocidade (trem-bala) entre Rio de janeiro e São Paulo.
- Estou muito feliz. Manifestei a opinião do governador para o secretário Júlio Lopes. A nova ligação tem pontos importantes: ligará Campinas a São Paulo e também São José dos Campos - afirmou ele.
De acordo ainda com o secretário Júlio Lopes, o apoio do governo de São Paulo é importante para consolidar o projeto.