14 dezembro 2010

Beijing: política para aliviar congestionamentos solicita opiniões

O governo de Beijing publicou dias atrás medidas para aliviar congestionamentos e, desde ontem (13), solicita a opinião de cidadãos. Especialistas acham que o transporte público é fundamental para aliviar a falta de mobilidade no trânsito da cidade.
 
Segundo estatísticas, cidadãos de Beijing gastam mais tempo para ir ao trabalho e voltar para casa. Eles sofrem muito com os graves congestionamentos da cidade.
 
"O congestionamento está por toda a cidade. Aconteceu uma vez uma hora parada na rua. "
"Muitos carros e muita gente na rua e também no metrô. O trânsito é terrível."
 
As medidas para aliviar congestionamentos, formuladas pelo governo de Beijing, começaram a solicitar opiniões desde o dia 13 deste mês. As ações incluem melhoria de planejamento, descentralização de atividades e pessoas no centro, aceleração da construção de infraestruturas de estradas e trânsito, prioridade no desenvolvimento do transporte público, melhorias do sistema de tráfego de bicicleta e de pedestres, assim como estacionamento para bicicletas com conexão com o transporte público, fortalecimento da administração de veículos e de serviços de trânsito.
 
Logo que anunciadas, o público emitiu diferentes opiniões sobre as medidas. Os detalhes, por exemplo, não foram bem esclarecidos e muita gente se preocupa que o trânsito seja ainda pior com medidas restritivas.
Por isso, o governo de Beijing declarou que as restrições são parte minoritária das ações para aliviar os congestionamentos. Outras medidas serão adotadas na melhoria do planejamento da cidade, no aumento na construção de infraestrutura de transporte, especialmente no investimento para o transporte público e na melhoria para o tráfego de bicicleta e pedestres.
 
O membro da comissão de especialistas de leis do Ministério de Transporte da China, professor Zhang Zhuting, afirmou que, com recursos limitados, não é possível satisfazer todos os requerimentos de transporte público e privado. Neste caso o transporte público deverá ser priorizado pela política.
 
"Os direitos de deslocamento deveriam ser mais dirigidos para o transporte público, que é medida essencial para aliviar congestionamentos. Por isso, sugiro ruas com quatro faixas, uma faixa exclusiva para transporte público, outra também para transporte público nos horários de pico. Então, outros carros somente podem usar as outras duas faixas. Nesse sentido, a vantagem de transporte público é bem esclarecida. "
 
Realmente várias medidas para desenvolver o transporte público já foram adotadas em Beijing. O preço da passagem de ônibus e metrô é o mais baixo da China. Mas muita gente ainda não quer usar o transporte público.
 
"Às vezes tenho que esperar uma hora pelo ônibus."
 
"Alguns ônibus demoram muito. Uma vez, em 40 minutos não apareceu nenhum ônibus e fiquei atrasada por isso."
 
Quanto a essa situação, o pesquisador do Instituto de Transporte da Universidade Tsinghua, Yang Xinmiao, explicou que o maior problema atual do transporte público é a falta de pontualidade, além de ser inconveniente e desconfortável.
 
O especialista acha que a ampliação do volume é a principal medida para aliviar os congestionamentos, com a construção de estradas, desenvolvimento do metrô e aumento da capacidade do transporte público.
 
O professor Zhang Zhuting sugeriu que, com a melhoria das conexões, mais pessoas vão adotar o transporte público. Esta medida vai diminuir o número de carros privados em direção ao centro da cidade e aliviar congestionamentos em Beijing.
 
"Estacionar seu carro na estação e depois tomar um metrô, é muito comum e internacional. Isso se chama conexão sem fenda. Entre ônibus e metrô também precisa haver conexão sem fenda. Por exemplo, a estação de ônibus deve ficar próxima do metrô. Mais elevadores devem ser providenciados na conexão dentro da estação. "

Arquivo INFOTRANSP