14 dezembro 2010

Vagões do VLT chegam a Maceió e são apresentados por ministro

"Alagoas será o primeiro estado a ter VLT", diz superintendente da CBTU

primeira composição, com três carros, do Veículo Leve sobre Trilhos foi apresentada à sociedade alagoana na tarde desta segunda-feira (13). Os carros vieram do Ceará, onde fica a única indústria nacional que fabrica esse modelo de veículo. O evento contou com a participação do ministro das Cidades, Márcio Fortes e com o superintendente nacional da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Elionaldo Magalhães.

Segundo Elionaldo, Alagoas será o primeiro Estado do Brasil a rodar com o transporte com padrão definitivo do VLT. “O VLT será implantado em outras cidades do Brasil, como Fortaleza e Recife. Maceió é a primeira cidade a receber o VLT em seu formato final”, disse o superintendente da CBTU.

Márcio Fortes disse que, apesar de muitos não acreditarem na realização do projeto, o VLT chegou a Maceió. Para o Ministro, esse é o início da modernização de Alagoas. “Este e um veículo moderno, o primeiro do Brasil a funcionar com padrões europeus. Ele veio para dar melhor qualidade de vida aos maceioenses no que se refere a transporte urbano”, afirmou Márcio Fortes.

Segundo o Ministro, obras de recuperação serão feitas nas estações. A malha ferroviária já está pronta. Com as chuvas e alagamentos alguns trechos foram danificados, mas já estão consertados. A circulação do VLT não será imediata, pois existem algumas obras que deverão ser realizadas ao longo do percurso, como a construção da estação que ficará na feira do Passarinho. Os veículos substituirão os trens antigos da CBTU de Maceió. Ele fará a rota Maceió a Lourenço de Albuquerque, em Rio Largo.

O custo da passagem será menor do que a dos ônibus. A princípio, ainda será R$0,50. Com o passar do tempo, haverá um aumento gradativo, mas não chegará ao preço da passagem de ônibus. “O custo ficará de 75% a 80% do valor da passagem de ônibus, não mais do que isso” prometeu o Superintendente da CBTU.

Esses foram os primeiros carros, o restante chegará até dezembro de 2011. “A cada 60 dias chegará um novo carro à Maceió. Até dezembro de 2011, todos já estarão aqui”, afirmou Elionaldo.

O governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, disse que aguarda a confirmação do Presidente Lula para a inauguração do VLT. “Estou esperando uma resposta da Casa Civil. Assim que o presidente Lula marcar a data, estaremos divulgando”, disse Teotônio.

Segundo a assessoria da CBTU, o percurso o VLT vai ser ampliado fazendo a rota Rio Largo para o Maceió Shopping (antigo Iguatemi). Com isso, a população alagoana poderá se locomover de forma mais segura e rápida.

Arquivo INFOTRANSP