17 dezembro 2010

CBTU-Metrô BH investe em monitoramento do ar

Na próxima segunda-feira (13), a CBTU-Metrô BH participará da inauguração de duas novas estações de monitoramento do ar, uma instalada no Centro de Referência em Resíduos, na região leste de Belo Horizonte e outra no Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), na av. do Contorno com  a av. Raja Gabaglia, na região central.

O investimento repassado pela Companhia, através de convênio firmado com a Prefeitura de Belo Horizonte/BHTRANS, por meio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BIRD), foi de cerca de R$ 1,5 milhão, destinados à compra de equipamentos, instalação de abrigos climatizados e treinamentos do pessoal operativo.

A estação irá monitorar a concentração de gases e resíduos gerados na queima de combustíveis de ônibus, carros e motos, além de outras partículas que podem gerar informações que orientem o planejamento de ações para redução da poluição do ar.

As novas estações de monitoramento do ar são automáticas e contam com monitores, medidores e analisadores de gases, sensores meteorológicos e equipamentos para geração e transmissão de dados. Todas as medições são enviadas, em tempo real, para uma central da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM), que consolida as informações, emitindo boletins diários sobre a qualidade do ar da capital.

A inauguração será realizada às 15 horas, pela Prefeitura de Belo Horizonte / BHTRANS e pela FEAM.

Arquivo INFOTRANSP