26 dezembro 2010

Pesquisa da Trensurb aponta 91,2% de aprovação e perfil dos usuários

Mulheres são 50,4% dos usuários do serviço. Pesquisa também traçou a origem e o destino dos usuários ao utilizarem o sistema.

A Trensurb concluiu a pesquisa Satisfação e Perfil dos Usuários, realizada entre os dias três a nove de novembro pelo Instituto Pesquisas de Opinião. O índice geral de satisfação dos usuários alcançou 91,9%.
Pesquisa da Trensurb aponta 91,2% de aprovação e perfil dos usuários thumbnailForam avaliados tempo de espera para a compra do bilhete nos guichês (73,2% dos usuários se dizem satisfeitos), atendimento dos funcionários, segurança em relação à violência e em relação a acidentes, intervalo dos trens, lotação nos trens, serviço de limpeza, estrutura física e instalações, instalações comerciais e satisfação geral com o sistema.

Os sistemas de integração ônibus-metrô também passaram pela avaliação dos usuários. Neste quesito, foram avaliados os seguintes itens: segurança nos terminais (37,8% de aprovação), atendimento (54%), sincronia entre trem e ônibus (41,8%), pontualidade (34,1%), intervalo (30%), limpeza dos ônibus (59,6%), preço da passagem (39,6%), iluminação dos terminais (36%), informações sobre o sistema integração (51,5%), itinerários (70,7%), presença do comércio informal (50,4%), estado de conservação dos ônibus integrados ao trem (51,4%) e o estado de conservação dos terminais de integração (38,9%).

A metodologia da pesquisa contou com a aplicação de questionários a 500 usuários, distribuídos entre as 17 estações conforme o percentual de demanda de cada uma delas. Os questionários foram aplicados em diferentes horários e dias da semana.

PERFIL – A pesquisa de 2010 reforçou alguns resultados obtidos em pesquisas anteriores. O maior público a utilizar o sistema continua sendo feminino, somando 50,4%. Mas esse número vem diminuindo a cada ano: em 2007, elas eram 66%, contra 63,9% em 2008. Quanto ao estado civil, 45,4% dos usuários são solteiros e 43,4%, casados. No que diz respeito à idade houve uma mudança referente ao ano anterior, o metrô é o transporte utilizado, em grande parte, por pessoas de 18 a 24 anos (25,6%), e 25 a 34 anos (25,4%).

A escolaridade dos usuários da Trensurb é predominantemente nível médio (40,8%), seguido pelo superior incompleto (15,6%). No que se refere à ocupação, as atividades mais citadas foram vendedor (6%) e auxiliar administrativo (5,2%). 60,4% são empregados com carteira assinada. O percentual de estudantes, que em 2009 somava 4%, agora é de 9%, e o índice de desempregados subiu para 2%.

Também segue estável a distribuição de renda familiar e individual dos usuários da Trensurb. A renda individual de 80% dos usuários é de um a três salários mínimos. A renda familiar de 68% dos usuários é de um a quatro salários mínimos.

Para onde vão?

Os hábitos de deslocamento dos usuários foram avaliados através das variáveis: tempo de utilização, freqüência de utilização do sistema, motivo pelo qual o usuário escolhe o metrô como transporte, maneira que chegou até a estação, de onde veio e para onde está indo, tempo de deslocamento até a estação e como irá completar a viagem.

Pela pesquisa, os usuários da Trensurb utilizam o sistema há mais de cinco anos (58,2%), de segunda à sexta-feira (35%). O deslocamento até a estação é feito, por 50,4% dos usuários, a pé. Outros meios de transporte utilizados são ônibus integração e não-integração (40,2%).

A pesquisa também traçou a origem e o destino dos usuários ao utilizarem o sistema. A grande maioria têm como origem a residência ou o trabalho, 42,8% e 38%.




Arquivo INFOTRANSP