04 dezembro 2010

Serviços online do governo são pouco utilizados

SÃO PAULO – Dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil  (CGI.br) afirmam que apenas 35% dos brasileiros utilizam os serviços do governo através da internet.


A pesquisa do CGI.br aponta que a baixa adesão dos usuários está na desconfiança dos brasileiros. Das pessoas consultadas, 48% afirmaram que preferem ser atendidos pessoalmente para tirar dúvidas.

Outro motivo seria o pouco conhecimento no manuseio do computador e suas funções, pois 48% dos entrevistados alegam que não sabem usá-lo muito bem. Além disso, 43% disseram que não possuem computador em casa, o que dificulta o acesso aos serviços.


E apesar de 35% declarar não ter acesso à internet em casa, os dados de acesso aos serviços do governo chegam a 79% quando constatado o acesso a partir de computadores corporativos.


E mesmo com a penetração do Governo nas redes sociais, 57% dos consultados disseram desconhecer a oferta de serviços governamentais na internet.


Mas existem muitos que utilizam os serviços conhecidos como “e-gov”. 39% disseram que utilizam para buscar informações, e 10% usam até para realizar transações. E 51% afirmaram que utilizam o serviço das duas formas.

http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/servicos-online-do-governo-sao-pouco-utilizados-01122010-25.shl

Arquivo INFOTRANSP