Ferrovias Russas e Siemens vão assinar contrato para o fornecimento dos bólidos
As Ferrovias Russas e a Siemens vão assinar em julho contrato para fornecimento de oito trens-bala Sapsan, segundo informação do vice-presidente da estatal russa de transporte ferroviário, Valentin Gapanovich.
O fornecimento será em regime de leasing.
No total, mais de 830 bilhões de rublos (cerca de 50 bilhões de reais) serão necessários para desenvolver o serviço de passageiros do trem-bala. Gapanovich afirmou: “Se o Estado apoiar o volume e os parâmetros que nós especificamos no conselho técnico e científico, a modernização da infraestrutura, a redução do tempo e tudo o que é associado ao serviço de passageiros, ele custará 837 bilhões de rublos.” Esta soma também inclui gastos relacionados à renovação das operações, mas essa participação não excede 10% dos gastos totais.
O vice-presidente das Ferrovias Russas garante que “a infraestrutura fica com a parte do leão”.
Já os trens Lastochka, de cinco vagões, destinados primordialmente ao transporte de atletas e convidados dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi em 2014, serão fabricados na região russa de Sberdlovsk. Um empreendimento conjunto para a produção de trens Lastochka envolverá a Siemens AG, o grupo Sinara e o LCC Aeroespress.
Conforme o acordo entre os parceiros, os trens Lastochka serão montados na fábrica de máquinas da Ferrovia do Ural (parte do grupo Sinara), em Yekaterinburg.
Os investimentos totais na produção do trem elétrico Lastochka na Rússia foram estimados preliminarmente em torno de 100 a 150 milhões de euros.