"Modernização e Expansão do Sistema Ferroviário de passageiros na região metropolitana de Natal".
Esse foi o tema do seminário que aconteceu na tarde de ontem, na sede da Companhia Brasileira de Trens Urbanos em Natal (CBTU), e reuniu prefeitos e autoridades da capital e região metropolitana, com o objetivo de discutir a introdução do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na região. "Natal não pode ter medo de crescer, nós temos é que enfrentar os desafios do crescimento acelerado que vivemos.
E para isso temos que atender uma pauta de mobilidade complexa que exigirá investimentos pesados em transporte de massa", disse o coordenador do Plano de Transporte da Região Metropolitana de Natal, Enilson Medeiros Santos.
O diretor de Planejamento, Expansão e Marketing da CBTU, Raul De Bonis Almeida Simões, afirmou que até 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil, Natal deverá contar com a modernização do sistema ferroviário, que inclui a substituição dos trens atuais, melhorias nas estações, e avanço das condições operacionais. 'esta modernização irá proporcionar mais agilidade, segurança e conforto para o usuário", disse.
O diretor de Planejamento, Expansão e Marketing da CBTU, Raul De Bonis Almeida Simões, afirmou que até 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil, Natal deverá contar com a modernização do sistema ferroviário, que inclui a substituição dos trens atuais, melhorias nas estações, e avanço das condições operacionais. 'esta modernização irá proporcionar mais agilidade, segurança e conforto para o usuário", disse.
O superintendente da CBTU-Natal, Erly Bastos, esclareceu que atualmente cerca de 9 mil passageiros por dia utilizam os trens. Com a modernização do sistemas a expectativa é que esse número aumente para 60 mil passageiros por dia. "O intervalo de tempo entre os trens que hoje é de uma hora, será de 15 minutos com os novos equipamentos", afirmou.
A CBTU-Natal opera em duas linhas: a Linha Norte vai de Natal a Ceará-Mirim, com 38,5km; a Linha Sul liga Natal a Parnamirim, com 17,7km. A deputada federal Fátima Bezerra (PT), que coordenou a mesa de discussões, defendeu que o debate sobre a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos no rio Grande do Norte seja levado às comunidades. "É importante que daqui esse debate seja levado para as Câmaras Municipais das cidades envolvidas, para os conselhos comunitários, e que a população possa opinar e sugerir sobre essa discussão,porque não é de hoje que a população da região metropolitana sonha com essa modernização e expansão do sistema ferroviário", disse.
A CBTU-Natal opera em duas linhas: a Linha Norte vai de Natal a Ceará-Mirim, com 38,5km; a Linha Sul liga Natal a Parnamirim, com 17,7km. A deputada federal Fátima Bezerra (PT), que coordenou a mesa de discussões, defendeu que o debate sobre a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos no rio Grande do Norte seja levado às comunidades. "É importante que daqui esse debate seja levado para as Câmaras Municipais das cidades envolvidas, para os conselhos comunitários, e que a população possa opinar e sugerir sobre essa discussão,porque não é de hoje que a população da região metropolitana sonha com essa modernização e expansão do sistema ferroviário", disse.