18 junho 2011

Só 26% das empresas estão prontas para investir em Copa e Olimpíada

Segundo pesquisa realizada pela Deloitte e pelo Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (Ibri), intitulada “Brasil, bola da vez – negócios e investimentos a caminho dos grandes eventos esportivos”, apesar da perspectiva impar para a imagem e economia do Brasil e, claro, também para as empresas, apenas 26% das empresas estão prontas para investir em Copa e Olimpíadas. 

A pesquisa concluiu que muitas empresas provavelmente não enxergam, nos eventos esportivos, oportunidades em seus segmentos.


De olho nas oportunidades que já estão sendo geradas, a Planeja & Informa Comunicação idealizou um workshop, que será realizado no dia 14 de julho, na sede da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Rio de Janeiro (SEAERJ), no bairro da Glória número 1, destinado a debater os investimentos planejados para o Rio nos próximos anos.

O evento, que vai contar com a presença de representantes da Prefeitura do Rio e do Governo do Estado, pretende reunir executivos e técnicos do governo, iniciativa privada, entidades de pesquisa e academia para discutir tecnologias e soluções que possam transformar a Copa e as Olimpíadas em eventos mais “verdes”, além de oportunidades de negócios para as empresas.

O momento é oportuno para que as empresas obtenham informações estratégicas que possam auxiliá-las na tomada de decisões diante das oportunidades que estão surgindo.

O vice-Prefeito do Rio e Secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, já confirmou presença no evento.


Sem dúvida, a Copa de 2014 e as Olimpíadas em 2016 fizeram do Brasil a bola da vez. Mas segundo pesquisa realizada pela Deloitte e pelo Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (Ibri), intitulada “Brasil, bola da vez – negócios e investimentos a caminho dos grandes eventos esportivos”, apesar da perspectiva impar para a imagem e economia do Brasil e das empresas, apenas 26% das empresas estão prontas para investir em Copa e Olimpíadas.

A escolha do País para sediar os dois maiores eventos esportivos mundiais deverá gerar, somente no Rio de Janeiro, investimentos em torno de R$ 30 bilhões até 2016. Destes investimentos, 40% devem ser destinados à infraestrutura urbana, 30% em complexos esportivos e 30% para a construção de mais de 20 mil quartos de hotéise pousadas. Sem falar nos investimentos dirigidos a outras áreas, tais como mobilidade urbana (infraestrutura e transportes urbanos), Tecnologia da Informação, Telecomunicações, segurança etc.

A três anos da Copa do Mundo no Brasil e a cinco da Olimpíada do Rio de Janeiro, a contagem regressiva já começou, e os investimentos internos e externos já estão acontecendo. O Rio de Janeiro, por exemplo, promete fazer com que o Brasil tenha os primeiros “jogos neutros” da história das Olimpíadas, em 2016. Carbono Zero é a meta.

Os dois eventos juntos já estão gerando inúmeras oportunidades de negócios em praticamente todas as áreas: infraestrutura, transportes, construção civil, tecnologia da informação, segurança, telecomunicações, turismo e outras.

Na visão dos organizadores do evento, para as empresas, nesse momento o mais importante é definir estratégias e oportunidades. E a matéria prima para esta tarefa chama-se INFORMAÇÃO.

Esse é exatamente o objetivo do workshop Carbono Zero: difundir informação entre quem precisa e contrata e quem planeja, fornece e executa os serviços, obras e equipamentos necessários. Ou seja, buscar e mostrar o potencial e os investimentos programados, enfim, onde estão as oportunidades de negócios e investimentos

A proposta é colocar frente à frente os órgãos e empresas responsáveis pela gestão e execução das obras, empresas fornecedoras de equipamentos e serviços, profissionais de todas as áreas envolvidas, executivos do setor privado e do governo e entidades empresariais e técnicas.

http://www.jb.com.br/economia/noticias/2011/06/15/so-26-das-empresas-estao-prontas-para-investir-em-copa-e-olimpiada/

Arquivo INFOTRANSP