RIO DE JANEIRO - A Supervia, que administra os trens urbanos no Estado do Rio de Janeiro, pretende antecipar para 2016 a meta de atingir uma frota com 231 trens, dos quais 140 serão novos, comprados a partir de 2007 e já fabricados com ar-condicionado.
A afirmação foi feita pelo presidente da companhia, Carlos José Cunha, que detalhou o plano de investimentos da concessionária, que prevê R$ 1,2 bilhão aportado pela empresa até e outros R$ 1,2 bilhão que serão desembolsados pelo governo do Estado do Rio de Janeiro até 2020.
O planejamento oficial prevê que a frota saltará dos atuais 160 comboios, com média de idade de 35 anos, para 231 trens, com média de 19 anos, em 2020. Mas Cunha é otimista e espera antecipar o cronograma da aquisição dos 30 trens que caberá à Supervia.
"Vamos antecipar a compra, provavelmente para este ano", frisou Cunha.
Além dos 30 trens que serão adquiridos pela Supervia, o Estado do Rio vai comprar outras 90 unidades novas, por R$ 1,2 bilhão. O primeiro lote, de 34, já foi adquirido e a expectativa do secretário de Transportes do Estado do Rio, Júlio Lopes, é de que a licitação para os trens restantes saia ainda este ano.
Cunha revelou que o primeiro trem comprado pelo Estado entrará em testes em novembro e em operação normal no mês seguinte. A partir daí, o ritmo esperado é de quatro trens novos por mês e até 2012 todos as 34 unidades adquiridas pelo governo fluminense na China já estarão em operação.
"Agora é pra valor. Os investimentos vão ser feitos e o serviço vai melhorar", fez questão de frisar Cunha, que assumiu a empresa no começo do ano, depois que a Odebrecht TransPort chegou ao controle da concessionária, com 60% de participação, enquanto os outros 40% estão nas mãos de fundos de investimento estrangeiros.
O objetivo da nova administração da empresa é saltar de 540 mil clientes por dia útil hoje para 1 milhão em 2015 e 1,5 milhão em 2020. Para tanto, a companhia investe não apenas em novos trens, mas na reforma de unidades antigas.
A partir de 2014, 73 trens de aço inox que hoje operam sem ar-condicionado já estarão aptos a permitir uma viagem mais refrescante aos usuários, juntando-se a outros 18 que já foram reformados. Além disso, os 49 trens de aço carbono, sem ar-condicionado e com idade média de 50 anos, serão aposentados.
Mas a melhoria do serviço e o aumento do número de clientes também serão buscados com melhorias operacionais. As duas mais importantes, e que segundo Cunha já estarão a pleno vapor no fim do ano, serão a operação por intervalos e a fidelização das plataformas. Na primeira, a partir de setembro, o cliente já saberá quanto tempo o próximo trem levará para partir, enquanto a fidelização, que entrará em operação a partir de julho, permitirá que se saiba com antecedência de que plataforma a composição partirá.
"Isso permitirá mais 35 viagens, aumentando em 70 mil lugares a oferta diária", frisou Cunha. "Com a mesma quantidade de trens, vamos dar mais conforto e melhorar bastante a operação já este ano", acrescentou, lembrando que a fidelização e a operação por intervalos, somadas a outros 11 itens, significarão mais R$ 50 milhões em investimentos adicionais em 2011.
Mas a melhoria do serviço e o aumento do número de clientes também serão buscados com melhorias operacionais. As duas mais importantes, e que segundo Cunha já estarão a pleno vapor no fim do ano, serão a operação por intervalos e a fidelização das plataformas. Na primeira, a partir de setembro, o cliente já saberá quanto tempo o próximo trem levará para partir, enquanto a fidelização, que entrará em operação a partir de julho, permitirá que se saiba com antecedência de que plataforma a composição partirá.
"Isso permitirá mais 35 viagens, aumentando em 70 mil lugares a oferta diária", frisou Cunha. "Com a mesma quantidade de trens, vamos dar mais conforto e melhorar bastante a operação já este ano", acrescentou, lembrando que a fidelização e a operação por intervalos, somadas a outros 11 itens, significarão mais R$ 50 milhões em investimentos adicionais em 2011.