15 junho 2011

Estações de trem de cara nova

Rio – As estações da SuperVia vão ficar de cara nova. A reforma nos 98 pontos de embarque e desembarque faz parte de um projeto para dar mais conforto e segurança aos passageiros.

A ideia é transformar a Central do Brasil em ponto turístico, tendo em vista o grande fluxo de visitantes na cidade nos próximos eventos esportivos.

Hoje, a concessionária começa a implantar, em caráter experimental, sistema que define plataformas fixas para cada um dos cinco ramais, conforme O DIA noticiou com exclusividade no domingo.

As primeiras estações reformadas serão Central do Brasil, Méier, Gramacho e Penha.

As obras começam ainda este mês e vão proporcionar coberturas e revitalização das plataformas, melhora da iluminação e instalação de lixeiras de coleta seletiva.

O tipo de intervenção em cada estação ainda está sendo avaliado.

“Vamos fazer a revitalização completa da Central do Brasil, valorizando nosso patrimônio histórico. A Central é um prédio lindíssimo, tombado. Temos que transformar a estação em atração turística. No mundo inteiro, isso é feito. Nós já começamos esse trabalho, melhorando a iluminação”, disse Carlos José Cunha, presidente da SuperVia.

NOVA CENTRAL
A estação terá iluminação intensificada, com a abertura do vitral superior, mármores limpos, lojas padronizadas e fiação escondida. O local também vai ter novo banheiro gratuito, que deve ser inaugurado em agosto. A estrutura do prédio não será alterada.

A expectativa da concessionária é oferecer padrões internacionais de excelência nas dez estações que atenderão diretamente as Olimpíadas de 2016 — Deodoro, São Cristóvão, Maracanã, Engenho de Dentro, Madureira, Vila Militar, Magalhães Bastos, Mercadão de Madureira, Penha e Olaria.

Plataforma única por ramal
A partir de hoje, quem transita na Central não terá mais que se aglomerar nos monitores para saber onde o trem vai passar. Haverá plataformas fixas para cada um dos cinco ramais.

Arquivo INFOTRANSP