14 junho 2011

Novo diretor-presidente da Trensurb é empossado

Nesta terça-feira (31), em reunião do Conselho de Administração da Trensurb presidida pelo ministro das Cidades Mário Negromonte, em Brasília, Humberto Kasper foi empossado como diretor-presidente da Trensurb.

Kasper, 50 anos, é engenheiro elétrico com ênfase em eletrônica formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestre em Engenharia de Produção - com ênfase em Gestão da Produção -, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, metroviário desde 1984. Ele ocupava o cargo de superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb desde 2003, coordenando às obras de expansão da empresa.

Humberto Kasper tem em seu currículo passagens pelas diretorias de Planejamento e de Projetos da Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre, pela Secretaria Municipal de Transportes da capital e pela coordenação do Grupo Institucional de Integração do Transporte da Região Metropolitana, que resultou no Plano Integrado de Transporte e Mobilidade Urbana (Pitmurb).

Esse estudo contemplou as diretrizes funcionais, operacionais, tarifárias, tecnológicas e de planejamento de gestão do transporte público da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), tendo sido desenvolvido em conjunto pelo Governo Federal (Trensurb), Estadual (Metroplan) e Municipal (EPTC).

O resultado prático da coordenação desse trabalho, segundo Kasper, “definiu um sistema de transporte público de passageiros para a RMPA, tendo como base uma rede multimodal integrada selecionada após a simulação de diversos cenários contemplando linhas urbanas e metropolitanass que operam o sistema coletivo rodoviário e metroviário”. O PitMurb pode ser considerado o marco para as definições futuras do transporte da capital e da RMPA, afirma Kasper.

Eleito diretor-presidente da Trensurb, Kasper afirmou que: “sinto-me orgulhoso pelo novo desafio profissional, frente a essa empresa que orgulha o povo gaúcho”. Para ele a Trensurb tem um papel fundamental como articuladora e integradora do transporte público da região metropolitana, e, “os desafios para os próximos anos são enormes, como a ampliação das integrações intermodais, a conclusão da implantação da bilhetagem eletrônica e, brevemente, a chegada a Novo Hamburgo”.

Balanço da gestão

Já Marco Arildo Cunha avalia que no período que esteve à frente da diretoria da empresa esteve focado em projetos de modernização da empresa e de sua expansão, consolidando a importância da Linha 1 para a população usuária da RMPA.

 Cunha disse que “criamos as condições institucionais para a implantação de dois grandes projetos, a expansão da Linha 1 até Novo Hamburgo, que irá beneficiar 30 mil novos usuários e a implantação da primeira linha do Aeromovel no Brasil”. “Por outro lado, não deixamos de investir em projetos para qualificar os serviços da linha atual, como melhorias nas estações, a implantação da bilhetagem eletrônica, entre tantos outros projetos que buscaram melhorar a mobilidade urbana e a vida das pessoas”, afirma Cunha. 

Em sua gestão, além do início das obras de expansão a Novo Hamburgo, a implantação do Aeromovel, ligando o sistema metroviário ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, pode-se destacar a modernização do sistema de bilhetagem eletrônica, integrando o sistema SIM com o TRI de Porto Alegre; a modernização dos trens, e, também, diversas ações socioambientais que destacaram a Trensurb como Empresa Amiga da Criança (concedido pela Abrinq), o Selo de Responsabilidade Social pela Assembleia Legislativa desde 2000; o prêmio ANTP de Marketing, pela condução do Programa Estação Educar, assim como a premiação da Biblioteca Livros Sobre Trilhos, parceria com o Instituto Brasil Leitor, como biblioteca do ano de 2009, pela Câmara do Livro do Estado.

Outro destaque foi a premiação pela Revista Amanhã, de empresa Mais Rentável do Setor Serviços Públicos e a Maior Rentabilidade sobre a Receita do Estado.

Marco Arildo Cunha, 57 anos, é advogado formado pela Universidade Ritter dos Reis, metroviário desde 1984.

Foi fundador do Partido dos Trabalhadores no estado e dirigente sindical dos sindicatos dos bancários de Porto Alegre e dos metroviários gaúchos.

De 29 de janeiro de 2003 a 31 de maio de 2004, ocupou o cargo de diretor de Administração e Finanças da Trensurb. Assumiu como diretor-presidente da empresa em 1º de junho de 2004 e desliga-se da presidência da Trensurb depois de permanecer no cargo por quase sete anos, de 1º de junho de 2004 até hoje, 31 de maio de 2011.

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