14 junho 2011

Chineses apresentam maior ferrovia do mundo destinada a trem-bala

O trajeto tem pouco mais de 1,3 mil quilômetros e dura quase cinco horas.

Os luxos do trem foram alvos de críticas na internet e o governo comunista foi acusado de construir trens para aristocratas.

 



A China apresentou nesta segunda-feira (13), oficialmente, a maior ferrovia do mundo destinada a um trem-bala. Ela deve começar a funcionar no mês que vem.

O Hexie é o novo orgulho tecnológico da China: nenhum trem no mundo anda tão rápido carregado de passageiros e nenhum vai tão longe.

O trem-bala liga as duas principais cidades do país: Pequim e Xangai. São 1.318 quilômetros, pouco menos do que a distância entre São Paulo e Salvador.

O trajeto dura 4 horas e 48 minutos, mais ou menos a viagem de avião, se for incluída a espera no aeroporto, e com menor risco de atraso.

Para reduzir o preço da passagem, o equivalente a R$ 136, o governo mandou reduzir a velocidade máxima de 350 para 300 quilômetros por hora. Assim, gasta menos energia.

Tudo isso custou o equivalente a R$ 54 bilhões. A classe executiva tem um aparelho de vídeo em cada assento, que se transforma em uma cama.

Os luxos foram alvos de críticas na internet: o governo comunista da China foi acusado de construir trens para aristocratas.

Para completar, o ex-ministro encarregado da rede ferroviária está sendo investigado por suspeita de corrupção: teria recebido propina de empresários interessado nas obras do trem-bala.
Até o ano que vem, a China quer ter mais linhas de trem bala do que todo o resto do planeta somado.

Arquivo INFOTRANSP