As obras para implantar o aeromóvel, conectando a estação do Trensurb com o Aeroporto Internacional Salgado Filho, começarão nos próximos dias.
A intenção era ter iniciado os trabalhos na semana passada, mas somente na quarta-feira a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Alegre emitiu a licença de instalação.
O meio de transporte rápido sobre trilhos em elevada, que terá extensão de 998 metros, é um dos projetos incluídos no pacote de preparativos para a Copa do Mundo de 2014 e envolve investimentos de R$ 29,8 milhões.
Será o primeiro transporte da tecnologia desenvolvida pela gaúcha Coester no País e hoje operada pela Aeromóvel Brasil. A empresa implantou o sistema em Jacarta, na Indonésia. Na Capital, há um protótipo próximo à Usina do Gasômetro.
A direção da Trensurb não espera mudança no cronograma devido ao adiamento. O diretor-presidente da estatal de trem urbano, Humberto Kasper, observa que a meta é colocar em operação o novo transporte em janeiro de 2012.
A expectativa é de fluxo diário de 7 mil passageiros, que pode ser ainda maior devido ao aumento da demanda por voos.
Os usuários pagarão apenas o bilhete para usar o metrô. A conexão se dará com o terminal 1 do aeroporto.
Quando o aeromóvel foi projetado, o terminal 2 não havia sido reativado. A direção da Infraero deve fazer estudos para criar uma ligação interna, mas não há previsão de prazo para implantação.
O diretor do Salgado Filho, Jorge Herdina, adianta que a intenção é instalar ligação com as demais áreas a serem criadas, como terminal de cargas.
A movimentação entre os dois terminais é feita hoje por ônibus.
“Será uma implantação rápida.
Os pilares já estão fabricados e as vigas estão em produção na sede da empresa vencedora da licitação”, explica Kasper.
A Premold, com sede em Sapucaia do Sul, instalará o canteiro de obras e operará na montagem da elevada até novembro.
Somente de pilares serão 40, e vigas, entre 45 e 50, algumas com 80 toneladas. Diego Abs, coordenador de engenharia da Aeromóvel Brasil, espera que os dois veículos, com capacidade para 150 e 300 passageiros e que estão sendo fabricados pela T’Trans, do Rio de Janeiro, sejam entregues em outubro, para testes do sistema.
A empresa gaúcha desenvolveu a tecnologia e é responsável pela fiscalização da construção dos trens e da elevada, além de integrar os sistemas, e receberá R$ 17,4 milhões, a maior fatia do investimento.
O transporte também dará a largada na formulação de normas técnicas, que vêm sendo elaboradas em parceria com a Pucrs e Ufrgs.
A Associção Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) fará consulta pública até agosto para avançar na aprovação das regras. “Não é obrigatório ter as normas para o veículo funcionar”, explica Abs. As duas estações de embarque e desembarque e a área interna dos veículos terão monitores com horários e situações dos voos operados no terminal.
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