23 junho 2011

Aeromóvel deve operar a partir de janeiro

Construção do trecho de 998 metros do Trensurb ao aeroporto Salgado Filho começa nesta semana

Ligação do Trensurb com o terminal 1 do aeroporto Salgado Filho terá extensão de 998 metros
Ligação do Trensurb com o terminal 1 do aeroporto Salgado Filho terá extensão de 998 metros

As obras para implantar o aeromóvel, conectando a estação do Trensurb com o Aeroporto Internacional Salgado Filho, começarão nos próximos dias.

A intenção era ter iniciado os trabalhos na semana passada, mas somente na quarta-feira a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Alegre emitiu a licença de instalação.

O meio de transporte rápido sobre trilhos em elevada, que terá extensão de 998 metros, é um dos projetos incluídos no pacote de preparativos para a Copa do Mundo de 2014 e envolve investimentos de R$ 29,8 milhões.

Será o primeiro transporte da tecnologia desenvolvida pela gaúcha Coester no País e hoje operada pela Aeromóvel Brasil. A empresa implantou o sistema em Jacarta, na Indonésia. Na Capital, há um protótipo próximo à Usina do Gasômetro.

A direção da Trensurb não espera mudança no cronograma devido ao adiamento. O diretor-presidente da estatal de trem urbano, Humberto Kasper, observa que a meta é colocar em operação o novo transporte em janeiro de 2012.

A expectativa é de fluxo diário de 7 mil passageiros, que pode ser ainda maior devido ao aumento da demanda por voos.

Os usuários pagarão apenas o bilhete para usar o metrô. A conexão se dará com o terminal 1 do aeroporto.

Quando o aeromóvel foi projetado, o terminal 2 não havia sido reativado. A direção da Infraero deve fazer estudos para criar uma ligação interna, mas não há previsão de prazo para implantação.

O diretor do Salgado Filho, Jorge Herdina, adianta que a intenção é instalar ligação com as demais áreas a serem criadas, como terminal de cargas.

A movimentação entre os dois terminais é feita hoje por ônibus.
“Será uma implantação rápida.

Os pilares já estão fabricados e as vigas estão em produção na sede da empresa vencedora da licitação”, explica Kasper.

A Premold, com sede em Sapucaia do Sul, instalará o canteiro de obras e operará na montagem da elevada até novembro.

Somente de pilares serão 40, e vigas, entre 45 e 50, algumas com 80 toneladas. Diego Abs, coordenador de engenharia da Aeromóvel Brasil, espera que os dois veículos, com capacidade para 150 e 300 passageiros e que estão sendo fabricados pela T’Trans, do Rio de Janeiro, sejam entregues em outubro, para testes do sistema.

A empresa gaúcha desenvolveu a tecnologia e é responsável pela fiscalização da construção dos trens e da elevada, além de integrar os sistemas, e receberá R$ 17,4 milhões, a maior fatia do investimento.

O transporte também dará a largada na formulação de normas técnicas, que vêm sendo elaboradas em parceria com a Pucrs e Ufrgs.

 A Associção Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) fará consulta pública até agosto para avançar na aprovação das regras. “Não é obrigatório ter as normas para o veículo funcionar”, explica Abs. As duas estações de embarque e desembarque e a área interna dos veículos terão monitores com horários e situações dos voos operados no terminal.

http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=65411

Arquivo INFOTRANSP