18 junho 2011

20 estações previstas para até dezembro

Mesmo com as estações prontas neste ano, o metrô só deve operar comercialmente em dezembro de 2012
As 20 estações que formarão a Linha Sul do Metrô de Fortaleza (Metrofor) deverão ficar prontas até o fim deste ano. Conforme anunciou o governador Cid Gomes, na manhã de ontem, durante teste público dos veículos que compõem a linha, a intenção do Governo é de que a Linha Sul passe, até dezembro, a receber passageiros, em etapa de operação assistida. Já a operação comercial da linha, que deve transportar, diariamente, cerca de 350 mil pessoas entre Pacatuba e Fortaleza, deve ser iniciada até o final de 2012.

Segundo Cid Gomes, até que cheguem todos os trens da Itália, que comporão a linha, e sejam finalizados todos os testes, o transporte de passageiros será feito gratuitamente. Até o fim do ano, disse o governador, a linha deve receber passageiros, pelo menos, no trecho compreendido entre Pacatuba e Parangaba. Por enquanto, destacou, ainda não há estimativa de quanto deverá ser o valor da passagem dos trens.

Teste
Assim como fez durante os testes dos veículos que constituem a linha Oeste, na última segunda-feira, o governador ensaiou a condução dos trens da linha Sul, entre as estações Rachel de Queiroz e Virgílio Távora, em Maracanaú, percorrendo um trajeto de 2,8 quilômetros.

De acordo com Cid, a diferença entre os veículos das duas linhas, no que se refere a potência e velocidade, é "muito grande". "Quando eu botava 60 quilômetros por hora (no teste dos trens da Linha Oeste), o cara que estava do meu lado já ficava com medo. Neste aqui, (trem da Linha Sul), eu cheguei a botar quase 120 quilômetros por hora em um intervalo de dois quilômetros", comparou.

Sem citar datas ou projetos concretos, Cid Gomes manifestou o desejo de que o Estado possa vir a produzir trens como os adquiridos da Itália. "Se Deus quiser, muito brevemente, o Ceará vai estar fazendo (os trens) também, porque a gente não é burro e, se for ensinado, a gente aprende a fazer as coisas. A transferência do diesel para a energia é complicada, mas não é impossível".

Segundo o governador, com os testes dinâmicos realizados nos dois trens que já chegaram ao Estado, a estimativa de tempo de viagem entre as estações Carlito Benevides, em Pacatuba, e Xico da Silva, no Centro de Fortaleza, foi reduzida de 33 para 30 minutos, em um percurso de 24,1 quilômetros. Ao todo, complementou, 1.500 trabalhadores atuam nas 30 frentes de obras de construção das estações da Linha Sul.

Replanilhamento
Cid também afirmou que viajará à Brasília, na próxima quarta-feira, para encontrar-se com representantes do Tribunal de Contas da União e do Ministério das Cidades para tentar solucionar, o que espera ser a última pendência - um replanilhamento das contas - relacionada à implantação do Metrofor.

Conforme o presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, cada trem conta com três vagões possui capacidade para transportar 450 passageiros, sendo dois deles cadeirantes. Nos horários de pico, destacou, dois trens funcionarão acoplados, transportando 900 passageiros, por viagem.

Por enquanto estão sendo realizados testes dinâmicos nos veículos para avaliação dos sistemas de freios, de iluminação, dos comandos operacionais e sistemas mecânico, pneumático e de energia de tração e de energia auxiliar. Após esse processo, será iniciada a operação assistida, em horários específicos, gratuitamente. "Ainda não temos condição de dar confiabilidade aos trens para poder cobrar passagem do usuário", explicou.

Arquivo INFOTRANSP