o governo do estado do Rio de Janeiro e a Supervia, concessionária que administra o sistema de trens urbanos da região metropolitana do Rio, anunciaram hoje (14) um investimento de R$ 2,4 bilhões, até 2020, para a melhoria da gestão e operação do sistema ferroviário.
Já a Supervia ficará responsável pela aquisição de mais 30 trens, pelas reformas e instalação de ar-condicionado, além da implantação de um moderno sistema de sinalização e controle automático da composição, o que aumentará a confiabilidade operacional e tornará a viagem mais rápida, reduzindo o tempo de espera dos passageiros.
De acordo com o presidente da Supervia, Carlos José Cunha, os trens não vão operar mais com horário marcado, mas, sim, por intervalos de, no máximo, seis minutos, dando um padrão de metrô de superfície ao sistema. “A operação por intervalo vai permitir que a gente agregue 35 novas viagens no sistema, nos horários de pico, com a mesma quantidade de trem.
O que representa um acréscimo de 5% a 6% [em viagens] e gera mais disponibilidade de lugares e espaço”, disse Cunha.
A partir de amanhã (15), começará a ser testado o sistema de fidelização das plataformas, destacando, previamente, algumas exclusivamente para embarque, em determinados ramais.
Outro objetivo é que, para a Copa do Mundo de 2014, cuja final será realizada no Estádio do Maracanã, localizado em frente a uma estação ferroviária, todos os 191 trens tenham ar-condicionado.
Medidas a curto prazo também foram anunciadas, como a revitalização da estação final, a Central do Brasil, que é vista pelo seu potencial turístico. A estação passará por melhorias na iluminação, limpeza e acessibilidade. Haverá redução do vão na plataforma com um dispositivo de borracha e o reordenamento dos espaços comerciais.
A Supervia é composta por uma malha viária de 270 quilômetros, que parte em cinco grandes ramais desde a Estação Central do Brasil, no centro. São 98 estações que atendem à capital e 11 municípios da Baixada Fluminense e região metropolitana do estado