14 junho 2011

Central do Brasil vai virar ponto turístico


http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/novo-sistema-de-embarque-nos-trens-comeca-a-ser-testado-nesta-quarta-feira-20110614.html
Novo sistema de embarque nos trens começa a ser testado nesta quarta-feira

Visando o grande volume de turistas que visitarão o Rio de Janeiro nos próximos eventos esportivos - Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016 - a Central do Brasil vai virar ponto turístico.

O anúncio feito nesta terça-feira (14) pelo presidente da SuperVia, Carlos José Cunha, faz parte de uma série de medidas de melhoria no sistema ferroviário da concessionária. 

O objetivo é fazer com que a Central do Brasil seja incluída no roteiro turístico do Rio, assim como acontece com estações famosas em outros países. 

- Quem vai a Nova York não deixa de visitar a Penn Station, assim como quem visita Londres quer conhecer a Victoria Stations.

A Central do Brasil recebe 600 mil pessoas por dia e é um ponto importante da história do Rio de Janeiro. Faremos melhorias no sistema de iluminação e nos padrões de limpeza da estação. O objetivo é tornar a Central do Brasil um famoso ponto turístico.

Pelo projeto de reforma da SuperVia, a Central do Brasil terá a fiação elétrica, atualmente aparente, embutida, mármores limpos, lojas padronizadas e banheiro gratuito a partir de agosto. A obra faz parte de um pacote de melhorias, o "SuperVia em Movimento", que visa trazer, em curto prazo, mais conforto e rapidez para os usuários dos trens. 

Nesta quarta-feira (15), a SuperVia dá início à fase de testes do programa de fidelização das plataformas.

O sistema de plataformas fixas vai acabar com a correria no embarque de passageiros na Central do Brasil.

A partir do dia 1º de julho, os usuários já saberão onde pegar o trem e não precisarão mais aguardar a informação no momento do embarque. Para isso, segundo Carlos Cunha, a empresa vai contratar 200 novos funcionários para orientar e conduzir os passageiros.

- Estamos contratando cerca de 200 novos funcionários, entre maquinistas, agentes de segurança e pessoas que orientarão a população. Amanhã, começamos em fase de teste com pessoas com uniformes de “posso ajudar?”, orientando toda a população, explicando o funcionamento das plataformas fixas. Não é uma coisa muito simples, é uma mudança de hábito de anos.

Até 2020, o Governo do Estado investirá R$ 2,4 bilhões na compra de 140 novos trens com ar condicionado e na reforma de 91 trens de aço inox sem ar condicionado. A previsão é a de que até 2014, o Rio de Janeiro tenha 191 trens. Para 2016, a SuperVia prevê 211 composições. 

Estas ações marcam o início da nova formação da SuperVia: 60% controlada pela Odebrecht TransPort e 40% por fundos de investimentos estrangeiros. O contrato de concessão da empresa foi prorrogado por mais 25 anos, sendo válido até 2048.

Passageiros ainda enfrentarão lotações e calor no próximo verão
De acordo como o presidente da SuperVia, o último trem que foi comprado para entrar em circulação no próximo ano só chegará em maio. Enquanto isso, a população ainda enfrentará lotação e calor.

O secretário estadual de Transportes do Rio, Júlio Lopes, disse que, apesar do processo de licitação do transporte estar dentro do prazo, a compra de equipamentos ferroviários é demorada.

- O prazo de licitação está rigorosamente dentro do prazo. O governador Sérgio Cabral fez a maior compra já feita no sistema ferroviário do Rio.

Foi a licitação mais rápida feita para trens pelo Banco Mundial e o menor preço praticado no Brasil. O problema é que equipamentos ferroviários obedecem a demandas de maior prazo.

Investimentos
O governo investirá R$ 1,2 bilhão na compra de 90 novos trens, todos com ar condicionado. Destes, 34 já foram adquiridos e começam a operar entre 2011 e 2012.

O investimento da SuperVia, também de R$ 1,2 bilhão, inclui a aquisição de outros 30 novos trens climatizados, reforma e instalação de refrigeração em 73 trens de aço de inox, implantação de um novo sistema de sinalização, modernização da infraestrutura e intervenções em 98 estações, além da revitalização do ramal de Guapimirim e da instalação do ramal Santa Cruz-Itaguaí.

O conjunto de ações prevê ainda a retirada de circulação de 49 trens antigos sem ar condicionado, a instalação de um equipamento de borracha para reduzir o vão entre o trem e a plataforma e diminuir os riscos de acidentes para os passageiros, além da instalação de mais de 250 câmeras de segurança nas estações.

Tabela
SuperVia estima que até 2020 o Rio terá 231 trens com idade média de 19 anos (Fonte: SuperVia)

Arquivo INFOTRANSP