14 junho 2011

Em Fortaleza, obras de mobilidade da Copa esperam licitações


Governo e prefeitura dizem aguardar análise da Caixa Econômica Federal.


Fortaleza deve ganhar veículo leve sobre trilho e estações de metrô.


Projetos buscam melhorar mobilidade na região central de Fortaleza (Foto: Ardilhes Moreira/G1)Projetos buscam melhorar mobilidade na região central de Fortaleza 
 
As obras para melhorar a mobilidade urbana para Copa 2014 no Ceará devem privilegiar o veículo leve sobre trilhos e a reestruturação de vias já existentes, com a construção de corredores de ônibus. Entretanto, as primeiras licitações devem sair apenas em novembro. Governo do estado e Prefeitura de Fortaleza afirmam que os projetos iniciais já foram encaminhados à Caixa Econômica Federal e dizem aguardar a análise para o início das licitações.
Ao estado, cabe a execução de um veículo leve sobre trilho e acréscimo de duas estações à linha sul do metrô de Fortaleza, que já estava em andamento, mas ainda não foi concluída.

Segundo o secretário especial da Copa 2014 do governo do estado, Ferruccio Petri, os financiamentos foram assinados com a Caixa. O processo licitatório, no entanto, ainda não teve início. "Queremos iniciar as licitações em novembro de 2011 e terminar as obras até junho de 2013", afirmou o secretário ao G1.

Melhorar acesso à região central é uma das metas do projeto (Foto: Ardilhes Moreira/G1) 
 
Melhorar acesso à região central é uma das metas
do projeto 
 
Para a linha sul, a previsão de término da obra é maio de 2013, segundo ele. Atualmente, 87% das obras civis do metrô foram executadas e a inauguração estava prevista para 2012. A licitação para as duas estações, no entanto, ainda não foi iniciada.

A Secretaria Especial da Copa informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que os projetos foram concluídos e agora aguardam retorno da CEF.

A secretaria também nega haver atraso nas obras.

O governo municipal, por meio da Coordenadoria de Projetos Especiais e Relações Institucionais e Internacionais (Cooperii), que gerencia os melhoramentos sob responsabilidade municipal, informou que as obras estão em fase de análise dos projetos executivos por parte do banco para as devidas adequações às exigências advindas do Ministério das Cidades, por isso, as licitações ainda não tiveram início.

“Pelo fato de a Prefeitura de Fortaleza responder prontamente aos pedidos da Caixa Econômica Federal nesse constante diálogo, ainda estamos dentro do prazo para cumprimos o cronograma pensado inicialmente. Portanto, ainda não trabalhamos com a possibilidade de atrasos na entrega das obras”, informou em nota.

A administração espera iniciar os processos licitatórios entre julho e agosto. Já as obras físicas têm previsão de início em outubro de 2011 e término até o final da gestão, dezembro de 2012.

OBRA
DESCRIÇÃO
CUSTO
PÚBLICO
FINANCIAMENTO
ANDAMENTO
BRT Av. Alberto Craveiro
Corredor de ônibus rápido complementa a ligação entre o setor hoteleiro e o Estádio Castelão. Alargamento da avenida para 45 metros, ficando com 4 faixas por sentido; e construção de túnel no cruzamento com a av. Dedé Brasil
R$ 33,7 milhões

Não informado


Governo municipal com financiamento da Caixa Econômica Federal

Análise do projeto básico

BRT Av. Paulino Rocha
Complementa a ligação entre o 3º anel arterial ao Estádio Castelão. Prevista a restauração da via
R$ 34,6 milhões

Não informado

Governo municipal com financiamento da Caixa Econômica Federal
Análise do projeto básico

BRT Av. Dedé Brasil

Construção de viadutos nos cruzamentos com as avenidas Osório de Paiva e Germano Frank; e de túneis nos cruzamentos com o metrô da linha sul e rua Bernardo Manuel
R$ 41 milhões

Não informado

Governo municipal com financiamento da Caixa Econômica Federal
Análise do projeto básico


BRT Projeto Raul Barbosa
Construção de viaduto no cruzamento com a rua Murilo Borges
R$ 53,6 milhões
Não informado

Governo municipal com financiamento da Caixa Econômica Federal
Análise do projeto básico
Estações Padre Cícero e Montese
Linha sul do metrô de Fortaleza (Metrofor) ganhará duas novas estações. Com elas, a linha que liga Pacatuba ao centro de Fortaleza terá 20 estações e 24 km de extensão em via dupla, sendo 18 km de superfície, 3,8 km subterrâneo e 2,2 km em elevado
R$ 35 milhões
Cerca de 350 mil pessoas
Governo estadual com financiamento da Caixa Econômica Federal
Envio do projeto
VLT Parangaba
Mucuripe
Ramal vai ligar a região hoteleira ao centro da cidade (na integração com a Linha Sul do Metrofor) e ao bairro da Parangaba
R$ 265,5 milhões
90 mil passageiros/dia

Governo estadual com financiamento da Caixa Econômica Federal
Envio do projeto
Corredor Norte-Sul
Na via conhecida como Expressa, está prevista a construção de túneis nos cruzamentos com as avenidas Santos Dumont, Padre Antônio Thomaz e Alberto Sá
R$ 98 milhões
Não informado

Governo municipal com financiamento da Caixa Econômica Federal
Análise do projeto básico



http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/06/em-fortaleza-obras-de-mobilidade-da-copa-esperam-licitacoes.html

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