A necessidade de extensão dos trens de passageiros até o Distrito de César de Souza deverá fazer parte do diagnóstico nacional da linha férrea, que começou a ser elaborado oficialmente ontem, durante audiência da Frente Parlamentar de Ferrovias da Câmara Federal.
A proposta de inclusão do pleito mogiano no documento, que indicará as prioridades de investimentos no setor ferroviário em todo País, partiu do deputado federal Junji Abe (DEM).
A medida poderá servir de subsídio na conquista de recursos que viabilizem as obras de preparação dos cinco quilômetros de linha que ligam a Estação Estudantes ao Distrito.
A Frente Parlamentar das Ferrovias iniciou ontem uma série de seminários regionais, que pretendem diagnosticar os principais problemas e apontar as respectivas soluções para a linha férrea em todo País.
Haverá a elaboração de documentos individuais para cada uma das cinco regiões brasileiras, que serão compilados e apresentados oficialmente durante uma conferência nacional prevista para outubro.
O primeiro seminário, referente à Região Sudeste, foi realizado na manhã de ontem, na Assembleia Legislativa de São Paulo.
Ao final do evento, ficou definido que o diagnóstico será elaborado nos próximos meses e apresentado à Frente até o dia 15 de setembro.
Junji Abe, que é membro da Frente Parlamentar, afirmou que acompanhará de perto a elaboração do relatório da Região Sudeste.
Ele informou que a intenção é incluir no documento a necessidade de extensão dos trens de passageiros até César, já que a linha é de concessão do Governo Federal.
De acordo com o deputado, a medida facilitará a conquista de financiamentos da União para o projeto. Junji levantou, inclusive, a possibilidade de propor aos deputados federais paulistas a elaboração de uma emenda.
"As emendas de bancada são, normalmente, destinadas ao governador. Se o Estado já está levando o Expresso Leste até Suzano e Mogi das Cruzes, é natural que o próximo passo seja César de Souza.
Ora, então é importante que nós tenhamos isso como uma coisa destacada, para que eu possa falar com alguns deputados e motivá-los a destinar os recursos às melhorias da linha férrea do Estado de São Paulo", disse o deputado.
Estudos preliminares divulgados pela CPTM em maio deste ano indicam que a eventual ampliação do trem até César demandará um investimento de R$ 37,5 milhões. Os recursos serão necessários para duplicar a via férrea, aumentar a capacidade de energia, implantar nova sinalização e eletrificação, adquirir mais trens e construir nova estação.
Diagnóstico
O presidente da Frente Parlamentar de Ferrovias, Pedro Uczai (PT/SC), fez ontem um diagnóstico prévio da situação do setor ferroviário na Região Sudeste.
Ele apontou que há a segregação da linha entre os Estados e a necessidade de revisão dos modelos de concessão. "Portanto, já temos a dimensão de que precisamos montar uma nova estratégia de planejamento do setor", disse.