14 junho 2011

70% das obras para mobilidade na Copa estão em projeto ou licitação


Levantamento do G1 nas 12 cidades aponta que obras não começaram.


Ministério das Cidades diz que acompanha e entrega será no prazo.


Pouco depois de completados dois anos da escolha das 12 cidades que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014, a maioria das obras apontadas como necessárias para melhorar a mobilidade urbana permanece no papel. Segundo o Ministério das Cidades, "70% das propostas encontram-se em fase de conclusão dos projetos e processo licitatório". Mas, segundo o governo, "100% (dos projetos) estão dentro dos prazos".

Durante duas semanas, o G1 realizou um levantamento junto aos órgãos responsáveis pela gestão dos projetos em cada um dos municípios. De acordo com o termo de compromisso firmado com o governo federal, estado e município são responsáveis pela infraestrutura do evento.

Veja abaixo o destaque do andamento das obras em cada cidade:
SEDE        
DESTAQUES
Belo Horizonte (Foto: Editoria de Arte/G1)
Das oito intervenções previstas na capital mineira, duas estão em andamento. Leia mais
Brasília (Foto: Editoria de Arte/G1)
As obras do veículo leve sobre trilhos (VLT) foram suspensas pela Justiça e pelo Iphan cinco vezes antes da anulação do contrato pela 7ª Vara de Fazenda Pública do DF, em 27 de abril. Leia mais
Mato Grosso (Foto: Editoria de Arte/G1)
A capital de Mato Grosso ainda avalia se vai optar por corredores exclusivos para ônibus ou veículos leves sobre trilhos. Meta é fazer a  escolha na próxima semana. Leia mais
Curitiba (Foto: Editoria de Arte/G1)
Os prazos para início das nove obras, estipulados inicialmente na Matriz de Responsabilidade assinada entre os governos Federal, Estadual e Municipal, foram adiados. Leia mais
Ceará (Foto: Editoria de Arte/G1)
Ceará deve privilegiar o veículo leve sobre trilhos e melhoramento de vias já existentes. Obras em fase de projeto, não foram licitadas. Leia mais
Manaus (Foto: Editoria de Arte/G1)
As obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014 no Amazonas não foram iniciadas e ainda aguardam análise da Caixa Econômica Federal para as administrações, estadual e municipal. Leia mais
Natal (Foto: Editoria de Arte/G1)
As obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014 em Natal têm dois eixos de atuação e uma divisão de recursos entre os governos municipal e estadual. Algumas já estão licitadas, e as primeiras devem começar no fim do mês. Leia mais
Mapa Porto Alegre Copa (Foto: Arte/G1)

A capital gaúcha não concluiu nenhum projeto executivo de suas dez obras de mobilidade urbana previstas no cronograma da Copa do Mundo de 2014.  Leia mais

Pernambuco (Foto: Editoria de Arte/G1)
A série de obras de mobilidade urbana no Recife prevê a construção dos corredores Via Mangue, Norte Sul, Leste Oeste e Radial da Copa. Os projetos viários desencadearam a construção de dois conjuntos habitacionais, que devem ficar prontos no segundo semestre de 2011. Alguns trechos estão em licitação e o uso de BRT ou monotrilho está em estudo. Leia mais
Rio de Janeiro (Foto: Editoria de Arte/G1)
Dois corredores de ônibus e a ampliação de uma linha do Metrô são os principais projetos do Rio de Janeiro para melhorar a mobilidade urbana. Mas parte das obras dos corredores não foi licitada e a construção da nova linha do Metrô aguarda liberação do Tribunal de Contas da União (TCU).  Leia mais
Mapa Salvador Copa (Foto: Arte/G1)

Uma nova ligação entre Lauro de Freitas e o centro de Salvador é o principal projeto. Além disso, terá que melhorar a estrutura viária no entorno do estádio. Nas duas frentes as obras ainda não começaram a ser executadas. Leia mais
Mapa São Paulo sede da copa (Foto: Arte/G1)

Projetos de acesso a aeroportos são destaques na lista de projetos. Pendências judiciais e a indefinição a respeito do Trem de Alta Velocidade (TAV) mantêm no papel os planos de promover ligações entre os aeroportos de Congonhas e de Guarulhos com a rede metroferroviária. Leia mais

Procurado pela reportagem, o Ministério das Cidades informou que a Secretária de Mobilidade Urbana monitora  todas as obras do PAC Copa, mesmo antes da contratação de cada projeto selecionado. "Foi criada uma sistemática de monitoramento para todas as obras, independente da fonte de recursos, se FGTS, via Pró-Transporte ou se FAT via BNDES", informou a assessoria do órgão.
"O MCidades trabalha com os cronogramas de cada proposta e, podemos dizer que 70% das propostas encontram-se em fase de conclusão dos projetos e processo licitatório e 100% estão dentro dos prazos estabelecidos", diz o ministério.

Nesta semana, a Caixa informou que, dos 54 projetos de mobilidade urbana que receberão empréstimo do banco, apenas dois, em Belo Horizonte, já tiveram os recursos liberados. O vice-presidente da Caixa, José Urbano Duarte,  informou que 69,7% dos projetos já tiveram seus contratos assinados. Para ele, não há atrasos nas obras. "Os projetos estão em fases diferentes, e isso não quer dizer que estão atrasados. A presidente Dilma deu prazo aos governadores e prefeitos para que todas as obras comecem até o fim do ano, e acho que ainda estão dentro do prazo", disse.

Veja íntegra da nota enviada pelo Ministério das Ciadades

Nota enviada pelo Ministério sobre o andamento das obras:

"Considerando que a Secretária de Mobilidade Urbana monitora de forma sistemática todas as obras do PAC Copa, mesmo antes da contratação de cada projeto selecionado. Foi criada uma sistemática de monitoramento para todas as obras, independente da fonte de recursos, se FGTS, via Pró-Transporte ou se FAT via BNDES.

Em nosso site do Ministério da Cidades (www.cidades.gov.br), na página da SeMOB - Programas e açoes - PAC Copa, estão inseridas algumas informações sobre cada cidade-sede e a proposta é de inserirmos mais e mais informações, sobretudo com as obras em andamento.

Outra fonte de pesquisa é o site da CAIXA, no ítem Governo, Acompanhamento de obra - Pró-Transporte setor público, que disponibiliza os dados de % de obras de todos os contratos já assinados com a CAIXA. Ou seja, se alguma obra da matriz não está lá é porque ainda não foi contratada (com excelção do Rio de Janeiro).

O MCidades trabalha com os cronogramas de cada proposta e, podemos dizer que 70% das propostas encontram-se em fase de conclusão dos projetos e processo licitatório e 100% estão dentro dos prazos estabelecidos.

Além da SeMOB, o acompanhamento é realizado pelo MEsportes e também acompanhado pelo Gecopa, sob a coordenação do Ministério do Planejamento."

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/06/70-das-obras-para-mobilidade-na-copa-estao-em-projeto-ou-licitacao.html

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