17 junho 2011

Autoridades apontam soluções para a Mobilidade Urbana

Cerca de 200 pessoas participaram nesta quinta-feira (16) do I Fórum de Mobilidade Urbana Porto Alegre e Região Metropolitana, promovido pela VOTO.

O evento, que foi realizado no Centro de Eventos do Plaza São Rafael, contou com a participação de importantes especialistas na área de mobilidade. 

Ao longo do dia, eles discutiram alternativas de como melhorar a vida da população nas grandes cidades.
Entre as principais soluções apontadas para melhorar a mobilidade urbana nas grandes cidades estão a integração dos transportes intermunicipais e a qualificação do transporte coletivo.
 
Os especialistas ainda destacaram que falta articulação entre as esferas dos governos para viabilizar iniciativas práticas que melhorem a mobilidade urbana.
 
Um dos destaques foi a construção do metrô de Porto Alegre com a interligação das cidades metropolitanas.

Na abertura, a diretora executiva da VOTO, Karim Miskulin, ressaltou que é fundamental aproveitar a realização de importantes eventos no país, como a Copa de 2014, para se discutir alternativas que melhorem a mobilidade urbana.

Para o secretário estadual de Obras Públicas, Luiz Carlos Busato, que representou o governador Tarso Genro, uma das principais dificuldades está relacionada à falta de interlocução entre os governos municipais, estaduais e federal. "Somente com articulação vamos conseguir mudar essa realidade e viabilizar projetos que melhorem a mobilidade urbana", afirmou ele.

Na palestra de abertura, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, apresentou o projeto de metrô da cidade. Ele explicou que a iniciativa vai gerar grande impacto na Capital, em especial, qualificando o transporte público e a mobilidade urbana.

 A Fase 1 do projeto vai ligar o Centro da cidade até a Fiergs. Serão 13 estações que vão permitir o deslocamento de 30 mil passageiros por dia. Fortunati ressaltou que o projeto será importante ainda porque aproximará da região Metropolitana, em especial das cidades de Cachoeirinha, Gravataí e Alvorada. 

A presidente da Câmara de Vereadores, Sofia Cavedon, que também participou da abertura, avaliou que este é o momento de as cidades se unirem e discutirem em conjunto como é possível melhorar o transporte coletivo e quais são as alternativas. "Temos que unir esforços, afirmou ela.

Os debates seguem até às 18h com entrada gratuita. Serão discutidas alternativas que qualifiquem o trânsito e a acessibilidade nas áreas públicas, melhorando a vida da população.

Participam autoridades nacionais, como o integrante da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana Fábio Bandeira Machado e especialistas na área. O evento é destinado a empresas e indústrias ligadas ao segmento de mobilidade urbana, prefeitos da região Metropolitana, secretários, acadêmicos, jornalistas, entidades locais e líderes comunitários.

Estão previstos três paineis. O primeiro, às 10h, será sobre “Modelos de Inovação, Sistemas de Trânsito e Desafios Criativos em Mobilidade Urbana”. Às 14h, começará o segundo que discutirá “Desafio da Educação, Acessibilidade e Parqueamento”. O terceiro e último debate, que ocorrerá às 15h45min, terá como tema “O Impacto da Expansão do Metrô e a Urgência na Integração com outros modais”.

O evento tem o patrocínio da Prefeitura de Porto Alegre, Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) e da Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros (ATM).

Serviço:

O quê: I Fórum de Mobilidade Urbana de Porto Alegre e Região Metropolitana
Onde: Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael - Auditório, Porto Alegre
Quando: 16 de junho (quinta-feira)
Horário: 9h às 18h


PROGRAMAÇÃO
9:00 - Abertura:
Prefeito de Porto Alegre - José Fortunati
Presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre - Sofia Cavedon
Diretora Revista VOTO - Karim Miskulin
9:40 - Palestra de abertura: Prefeito José Fortunati
10:00 – Painel 01 – Modelos de Inovação, Sistemas de Trânsito e Desafios Criativos em Mobilidade Urbana
Painelista: Marcos Bicalho dos Santos - Diretor Administrativo e Institucional da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU)
Debatedor 01: Vanderlei Cappellari - Presidente da EPTC
Debatedor 02: Luiz Carlos Berttoto - Secretário de Transporte e Mobilidade Urbana de Canoas
Debatedor 03: Elir Domingo Girardi - Diretor da Metroplan
Debatedor 04: Valério Lopes - Presidente FEGAM-RS (Federação das Associações de Moradores do Rio Grande do Sul) e vice-presidente da CONAM (Confederação Nacional das Associações de Moradores)
Debatedor 05: Tarcísio Zimmermann - Prefeito de Novo Hamburgo
 14:00 - Painel 02 – Desafios da Educação, Acessibilidade e Parqueamento
Painelista: Fábio Bandeira Machado - Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana
Debatedor 01: Adeli Sell - Vereador de Porto Alegre
Debatedor 02: André Piccoli - Presidente Associação Brasileira de Estacionamentos (ABRAPARK) e presidente do Sindicato das Empresas de Garagens, Estacionamentos, Limpeza e Conservação de Veículos do Estado do RS (SINDIPARK)
Debatedor 03: Mário Verdi - Presidente da Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul
Debatedor 04: Francis Ricalde – Gerente de Soluções Inteligentes da IBM
15:45 - Painel 03 – O Impacto da Expansão do Metrô e a Urgência na Integração com Outros Modais
Painelista: Luiz Carlos Busatto - Secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano do RS
Debatedor 01: Ernani Fagundes - Superintendente de Expansão da Trensurb
Debatedor 02: Jairo Jorge - Prefeito de Canoas
Debatedor 03: Luiz Mário Magalhães Sá - Engenheiro da ATP (Associação dos Transportes de Passageiros)
Debatedor 04: Adilson Troca - Deputado Estadual e Presidente da Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável da Assembléia Legislativa
18:00 – Encerramento

http://www.revistavoto.com.br/site/noticias_detalhe.php?id=2458&t=Autoridades_apontam_solucoes_para_a_Mobilidade_Urbana

Arquivo INFOTRANSP