Governador Geraldo Alckmin anunciou investimentos no Metrô Leve e Expresso ABC; especialista em mobilidade consultado pelo BOM DIA afirmou que problemas só serão resolvidos com corredores e metrô
Do ponto de vista técnico, o VLT [Veículo Leve sobre Trilhos] que será construído pelo governo estadual não resolverá os problemas de mobilidade do ABCD”.
A afirmação foi feita ao BOM DIA pelo professor de engenharia civil da Universidade FEI e mestre em transportes, Creso de Franco Peixoto. “O VLT elevado é interessante, bonito, causa impacto, mas não é transporte de massa. Transporte de massa é Metrô”, defendeu.
Segundo o especialista, a solução para as dificuldades no transporte da região seriam minimizadas com a implantação do BRT (Bus Rapid Transit, ou trânsito rápido de ônibus, em inglês), modelo que já é usado em Curitiba.
Trata-se de corredores exclusivos para locomoção de ônibus. No entanto, a implantação consiste na diminuição da faixa de carros. “Ninguém quer bancar que os carros precisam sair das ruas porque o ônus político de construir um VLT é muito maior. Há muita política nisso. O VLT ajuda, mas vale a pena gastar mais e trazer o metrô elevado para o ABCD, que é o melhor e de massa.”
As declarações do professor foram feitas após o especialista ser informados dos investimentos que o governador do estado, Geraldo Alckmin, fez na tarde de ontem para região. Alckmin aproveitou a apresentação da Agenda Metropolitana do Governo Estadual para anunciar R$ 6,3 bilhões para o ABCD. Só para a área de transportes o estado anunciou R$ 5,45 bilhões.
O governador autorizou que R$ 445 milhões sejam buscados junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para financiar o VLT. Ao todo, o projeto custará R$ 4 bilhões. Só na primeira fase, que terá 14 km e ligará a estação Tamanduateí do Metrô ao centro de São Bernardo, serão gastos R$ 2,8 bilhões.
“Além do dinheiro do BNDES, pedimos ao PAC 2 da Mobilidade R$ 850 milhões. O estado dará de contrapartida R$ 1,6 bilhão. O repasse do PAC 2 não está aprovado, mas estamos fazendo uma junção com os prefeitos da região para que o Ministério das Cidades aprove logo. Nossa perspectiva é que o início das obras seja no segundo semestre de 2012”, explicou o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.
Ainda de acordo com o chefe da pasta, o projeto básico e o executivo do VLT serão feitos no segundo semestre deste ano. No entanto, não há prazo para liberação dos recursos pelo governo federal. “Assim que a autorização dos recursos da União vamos fazer a licitação dos trens. A escolha do monotrilho definirá que tipo de obras vamos fazer.”
Outro anúncio de importância para a região foi a autorização para obtenção R$ 550 milhões em crédito junto ao BNDES, Caixa Econômica Federal e outros bancos para o Expresso ABC. A obra consiste em colocar mais 10 trens para operar com menos paradas e mais rapidez, assim como acontece Expresso Leste, na Zona Leste da capital paulista.
“A linha 10 possui 35 quilômetros e 14 paradas. Chegamos a conclusão, depois de fazer pesquisas, que 80% do usuários estão em seis pontos. O Expresso vai parar em Mauá, Santo André, São Caetano, Tamanduateí, Braz e Luz. O ganho será de 35% do tempo, ou seja, sensibilizaremos os usuários a andar de trem”, disse o secretário.
Segundo Fernandes, o projeto é para 2014 e inclui a mudança de todas as estações. As obras vão custar R$ 1 bilhão e 269 milhões aos cofres públicos. “Nós temos um pequeno impasse com relação as áreas lineares que pertencem à União. Queremos que os prefeitos façam um esforço conjunto para que a área seja cedida rapidamente.”
Integração/ A mobilidade regional também foi fruto de anúncios. De acordo com o secretário de Transportes, no momento os municípios da região já discutem um forma de integrar os bilhetes municipais.
“Além dessa conversa que está acontecendo aqui, nós do Estado estamos procurando que os ônibus metropolitanos da EMTU façam integração com os trens e o metrô. Esse é nosso compromisso do segundo semestre.”
De acordo com Fernandes, o trólebus também passará pelas mudanças. “Estamos querendo acabar com o sistema de bilhetagem que existe hoje para introduzir o BOM. Para isso, é preciso renovar todos os validadores. Estamos dando um prazo para que a Metra faça isso até o final do semestre.”
Esperança
A notícia da criação do Expresso ABC deixou a estudante Mariana Exposito Dente, de 21 anos esperançosa. A usuária pega o trem em Mauá e vai até o Tamanduateí. Segundo o especialista, a solução para as dificuldades no transporte da região seriam minimizadas com a implantação do BRT (Bus Rapid Transit, ou trânsito rápido de ônibus, em inglês), modelo que já é usado em Curitiba.
Trata-se de corredores exclusivos para locomoção de ônibus. No entanto, a implantação consiste na diminuição da faixa de carros. “Ninguém quer bancar que os carros precisam sair das ruas porque o ônus político de construir um VLT é muito maior. Há muita política nisso. O VLT ajuda, mas vale a pena gastar mais e trazer o metrô elevado para o ABCD, que é o melhor e de massa.”
As declarações do professor foram feitas após o especialista ser informados dos investimentos que o governador do estado, Geraldo Alckmin, fez na tarde de ontem para região. Alckmin aproveitou a apresentação da Agenda Metropolitana do Governo Estadual para anunciar R$ 6,3 bilhões para o ABCD. Só para a área de transportes o estado anunciou R$ 5,45 bilhões.
O governador autorizou que R$ 445 milhões sejam buscados junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para financiar o VLT. Ao todo, o projeto custará R$ 4 bilhões. Só na primeira fase, que terá 14 km e ligará a estação Tamanduateí do Metrô ao centro de São Bernardo, serão gastos R$ 2,8 bilhões.
“Além do dinheiro do BNDES, pedimos ao PAC 2 da Mobilidade R$ 850 milhões. O estado dará de contrapartida R$ 1,6 bilhão. O repasse do PAC 2 não está aprovado, mas estamos fazendo uma junção com os prefeitos da região para que o Ministério das Cidades aprove logo. Nossa perspectiva é que o início das obras seja no segundo semestre de 2012”, explicou o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.
Ainda de acordo com o chefe da pasta, o projeto básico e o executivo do VLT serão feitos no segundo semestre deste ano. No entanto, não há prazo para liberação dos recursos pelo governo federal. “Assim que a autorização dos recursos da União vamos fazer a licitação dos trens. A escolha do monotrilho definirá que tipo de obras vamos fazer.”
Outro anúncio de importância para a região foi a autorização para obtenção R$ 550 milhões em crédito junto ao BNDES, Caixa Econômica Federal e outros bancos para o Expresso ABC. A obra consiste em colocar mais 10 trens para operar com menos paradas e mais rapidez, assim como acontece Expresso Leste, na Zona Leste da capital paulista.
“A linha 10 possui 35 quilômetros e 14 paradas. Chegamos a conclusão, depois de fazer pesquisas, que 80% do usuários estão em seis pontos. O Expresso vai parar em Mauá, Santo André, São Caetano, Tamanduateí, Braz e Luz. O ganho será de 35% do tempo, ou seja, sensibilizaremos os usuários a andar de trem”, disse o secretário.
Segundo Fernandes, o projeto é para 2014 e inclui a mudança de todas as estações. As obras vão custar R$ 1 bilhão e 269 milhões aos cofres públicos. “Nós temos um pequeno impasse com relação as áreas lineares que pertencem à União. Queremos que os prefeitos façam um esforço conjunto para que a área seja cedida rapidamente.”
Integração/ A mobilidade regional também foi fruto de anúncios. De acordo com o secretário de Transportes, no momento os municípios da região já discutem um forma de integrar os bilhetes municipais.
“Além dessa conversa que está acontecendo aqui, nós do Estado estamos procurando que os ônibus metropolitanos da EMTU façam integração com os trens e o metrô. Esse é nosso compromisso do segundo semestre.”
Esperança
Alckmin e secretário elogiam modelo do Consórcio do ABCD
"A ideia é boa porque vai deixar mais prático para maioria da população. Que é quem usa esse tipo de transporte e faz transferência nas estações mais movimentadas."
Para Mariana, a demora hoje é compreensível devido ao sistema precário. “É ruim porque o usuário tem horários a cumprir e precisa de um transporte eficiente", disse a estudante.
http://www.redebomdia.com.br/noticias/politica/57086/governador+alckmin+anuncia+investimentos+no+metro+leve+e+expresso+abcA apresentação da Agenda Metropolitana no ABCD contou com muitos elogios à atuação do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.
Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, o encontro foi importante no contexto de desenvolvimento que o estado vive. “Nós temos uma oportunidade ímpar de fazer parcerias e avançar no espírito de governança moderna”, explicou o secretário.
O presidente do Consórcio e prefeito de Diadema, Mário Reali, a instituição tem um papel de interlocução qualificada junto ao governo estadual. “Queremos discutir o planejamento de São Paulo. Queremos construir uma nova maneira de fazer política integrada”, afirmou.
Durante a manhã, 13 Grupos de Trabalho do Consórcio Intermunicipal, formados por representantes de cada município, se reuniram com 18 secretários estaduais para discutir as prioridades regionais.
A ideia foi definir encaminhamentos futuros para parcerias com as secretarias e o Consórcio. Os temas foram divididos nas categorias: infraestrutura, desenvolvimento econômico, desenvolvimento urbano e gestão ambiental, saúde, educação, cultura e esportes, assistência e inclusão social e direitos humanos e segurança pública.