14 junho 2011

Submarino elétrico é controlado por um joystick

Embarcação permite visão panorâmica do oceano, mergulhando a apenas 1,2 metro da superfície


Editora Globo

A empresa britânica GRP Laminates desenvolveu uma espécie de submarino mais acessível aos turistas. O MSV Explorer, que mais parece um bote de cabeça pra baixo, é na verdade uma cabine de acrílico cujo teto bóia na superfície do mar, alcançado a profundidade de 1,2 metro.

A ideia é permitir que os aventureiros tenham uma visão panorâmica do oceano, sem a necessidade de equipamento de mergulho ou qualquer formação especializada. E a expedição marinha pode ser divertida: um joystick manipulado pelo usuário é o que movimenta o barco, que pode ainda ser girado em 360º.


O MSV Explorer, que tem capacidade para 3 ou 4 pessoas, está atrelado a uma embarcação maior, chamada SP-02. Com 13 metros de comprimento e capacidade para 12 passageiros, a nave-mãe é responsável por colocar e retirar da água o pequeno submarino. Este, por sua vez, movido à eletricidade, consegue ficar longe do SP02, operando em sua velocidade máxima, por até 7 horas e 30 minutos.

Editora Globo 
 http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI241147-17770,00-SUBMARINO+ELETRICO+E+CONTROLADO+POR+UM+JOYSTICK.html

Arquivo INFOTRANSP