10 junho 2011

Edital para projetos e estudos das operações urbanas de São Paulo está em consulta pública

Novos planos urbanísticos envolvem a orla ferroviária da capital e a região cortada pelo complexo viário Jacu-Pêssego


A Prefeitura de São Paulo disponibilizou para consulta pública o edital de licitação  para a contratação de projetos e estudos das três novas operações urbanas para a capital paulista: "Lapa-Brás", "Mooca-Vila Carioca" e "Rio Verde-Jacu". O documento definitivo deve ser publicado no próximo dia 23.

De acordo com o material disponível para consulta, as empresas ou consórcios vencedores da licitação deverão desenvolver o detalhamento e aprimoramento dos planos urbanísticos que já estão sendo elaborados pela SMDU (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano), anteprojetos em áreas de projetos estratégicos já delineadas, estudos de impacto ambiental, estudos de capacidade de suporte da infraestrutura de circulação, estudos de viabilidade econômica e plano de comunicação.

Para a fase de estudos, as empresas receberão o valor máximo de R$ 9 milhões para as operações "Lapa-Brás" e "Mooca-Vila Carioca" e de R$ 9,9 milhões para a operação Rio Verde-Jacu. O objetivo é que os trabalhos durem 32 semanas. Todos os documentos podem ser visualizados aqui.

Orla Ferroviária

Na operação Lapa-Brás, propõe-se o enterramento dos trilhos das linhas 7, 8, 10 e 11 da CPTM, a construção de uma avenida-parque de 12 km e o adensamento populacional aliado à oferta de habitações de interesse social. O projeto desperta polêmica entre especialistas devido à complexidade e aos altos custos dos procedimentos de movimentação de terra exigidos. Por outro lado, essa via poderia absorver parte do fluxo viário do Elevado Costa e Silva, o Minhocão, que conecta as zonas Leste e Oeste da cidade.

A operação urbana Mooca-Vila Carioca pretende intervir no eixo que conecta o Brás à região do ABC. A intenção é mudar o perfil de ocupação das áreas subutilizadas dos galpões e armazéns industriais da região sudeste da cidade, promovendo o uso misto (habitacional, comercial e de serviços). Além disso, é prevista a melhoria da ligação entre os territórios a leste e oeste da ferrovia, e a otimização das linhas da CPTM e do Metrô.

Rio Verde-Jacu

A região da operação urbana Rio Verde-Jacu localiza-se na Zona Leste de São Paulo. Inclui os bairros de São Miguel, Itaquera e São Mateus, cortados pelo atual complexo viário Jacu-Pêssego. O projeto propõe a ampliação de áreas verdes, a melhoria da mobilidade, especialmente no que concerne à circulação entre os bairros, e o incentivo à verticalização, em substituição ao padrão de ocupação horizontal que hoje predomina na região.

Arquivo INFOTRANSP