13 novembro 2010

Prefeitura deve concluir enterramento de linhas da CPTM em 2012

Quarta-feira, 10 de novembro de 2010
 
 

 

A Prefeitura quer concluir até o fim de 2011 a primeira fase do projeto que prevê o enterramento de 12 quilômetros de linhas ferroviárias da CPTM (Companhia Paulista de Transporte Metropolitano). As obras de construção das linhas subterrâneas, no entanto, só devem começar em 2012. O trecho a ser aterrado é aquele entre as estações Lapa e Brás, na zona oeste da capital.

O objetivo é substituir as linhas por um sistema subterrâneo sobre trilhos, além de interliga-los com as estações Brás e Luz do metrô.

Onde estão as linhas ferroviárias na superfície hoje serão construídas obras de revitalização, explicou à rádio BandNews FM o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem.

O projeto ficará disponível para consulta pública pelos próximos 30 dias. Em seguida, será aberto o processo de licitação para a escolha das empresas responsáveis pelo alteração.

A prefeitura não divulgou o volume de investimentos, mas fará parcerias com a iniciativa privada. Com a revitalização do Brás e da Lapa, o terminal rodoviário da Barra Funda deverá será deslocado, afirma Boucalem. Ele ressalta que a construção vai adiantar o processo de demolição do Elevado Costa e Silva, conhecido como "Minhocão".

O projeto da nova orla ferroviária poderá resultar em algumas desapropriações. A expectativa ainda é de atrair cerca de 400 mil novos moradores na região do Brás e da Lapa.

Arquivo INFOTRANSP