19 novembro 2010

Porto Alegre - Fortunati fala no México sobre preparação para a Copa

Cidades - Hoje, 19, o prefeito José Fortunati apresenta a palestra "Futuro construído em conjunto", dentro da programação do 3º Congresso da Cidade e Governos Locais Unidos (CGLU),  na Cidade do México. Na ocasião, ele abordará ações de governança solidária local, com destaque para o Orçamento Participativo, e projeção do futuro de Porto Alegre para a Copa de 2014. Ontem, 18, visitou o sistema de transportes da capital mexicana.

Com o secretário de Governança Local, Cézar Busatto, o prefeito fez uma visita técnica ao sistema de transporte público da Cidade do México. Conheceu o sistema de Metrô, com 11 linhas (a 12ª está em construção) que atende 4 milhões de pessoas por dia. O preço da passagem é de nove pesos, o passageiro paga três pesos e a cidade subsidia o restante. No câmbio, a relação é de sete pesos para um real.

Metrobus - Fortunati e Busatto visitaram o "trem suburbano" que liga a Cidade do México às cidades vizinhas até uma distância de 27 km, cujo trajeto percorre em 23 minutos. Trata-se de um sistema de trens de superfície moderno e que atende 300 mil pessoas por dia. O preço da passagem oscila entre seis pesos para as menores distâncias e 14 pesos para a maior distância, tudo controlado por cartão eletrônico.

De acordo com Fortunati, a grande sensação do momento é o sistema de Metrobus, ônibus modernos BRT (Bus Rapid Transit), que circulam em corredores exclusivos, com piso alto e plataforma de embarque elevada. O sistema funciona como se estivéssemos num metrô de superfície. Há duas grandes linhas operando e a terceira está em construção. A principal avenida do México está em obras para dar lugar a um corredor exclusivo de ônibus. A linha 1 percorre 30 km, a linha 2 mais 20 km e a linha 3 irá percorrer 16 km com a passagem a cinco pesos.

Conforme Fortunati, o sistema utiliza corredores exclusivos, as paradas são confinadas no meio das vias e o sistema de pagamento ocorre com cartões (tudo isso lembra muito o nosso sistema de ônibus nos corredores da Assis Brasil, Farrapos, Protásio Alves e Terceira Perimetral).

"A diferença é que nas paradas o usuário ingressa através de uma catraca e fica aguardando dentro da estação depois do pagamento. Os ônibus têm piso elevado e as paradas também, possibilitando um acesso fácil e rápido do passageiro para dentro do veículo e reduzindo o tempo de viagem até o destino final", relatou.

Micro-ônibus - Este sistema tem por objetivo organizar o serviço de transporte em ônibus da Cidade do México, que é um verdadeiro caos, atendido por micro-ônibus parecidos com as nossas lotações, mas que operam desordenadamente.

"Tivemos a oportunidade de conversar com vários usuários e todos demonstraram grande satisfação com a qualidade do serviço e com a rapidez das viagens. Um dado chamou a atenção: a velocidade média dos veículos particulares, mesmo perdendo uma pista para os corredores dos ônibus, acabou aumentando pois a retirada dos micro-ônibus das vias onde os corredores foram construídos ajudou na mobilidade de todos", enfatizou o prefeito.

Para ele, no México, é unânime a afirmação de que o sistema BRT representa o grande salto de qualidade que as cidades de médio e grande porte podem dar em relação ao tema da mobilidade urbana. "A ordem é investir no transporte público e qualificar o sistema de ônibus com a adoção de corredores de ônibus e o BRT, caminho que Porto Alege já vem trilhando e que vai aperfeiçoar com o Projeto dos Portais", concluiu.
 

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