29 novembro 2010

Brasil terá mais passageiros de trem, prevê a Rail Europe




SÃO PAULO - Nos próximos cinco anos, o Brasil deverá ser um forte consumidor de trens. Pelo menos é o que prevê a Rail Europe 4A, empresa do Grupo Rail Europe, representante líder do segmento ferroviário europeu voltado para a África, América do Sul, Ásia e Austrália. Segundo o CEO da empresa, Pierre-Stéphane Austi, em 2010 registrou-se recorde de vendas no País e a tendência deve continuar. "Esperamos triplicar nosso faturamento até 2015", disse.

O volume de brasileiros que utiliza o trem como meio de transporte para viajar pela Europa dobrou nos últimos cinco anos. Em 2010, o faturamento da companhia somou 11 milhões de euros somente em território nacional.

O potencial do brasileiro é tanto, que o site, inaugurado no ano passado, em português e que permite ao cliente pagar em real já representa 25% do mercado brasileiro.

O grupo, que possui parcerias internacionais e também vende passagens e bilhetes de ferrovias dos Estados Unidos, Canadá, Japão, Coreia e Austrália, aposta no Brasil nos setores corporativos e de luxo. "Já somos conhecidos no segmento de lazer, por estudantes e mochileiros. Queremos expandir ainda mais nossos negócios a partir do ano que vem. Além disso, também pretendemos divulgar as ofertas que existem fora da Europa", afirma Pierre.

Apesar de o Brasil representar apenas 15% das vendas totais da empresa, os executivos da empresa afirmam que o País se apresenta como mercado potencial, já que de 2009 para 2010, as vendas aumentaram 60% e o Brasil já é o quinto maior mercado da Rail Europe 4A - devendo ocupar a quarta posição ao final deste ano.

Além disso, na América do Sul, o País é o principal mercado, responsável por 51% das vendas totais da região.

A empresa pretende alavancar o negócio e tem destinado seus investimentos em tecnologia com o intuito de desenvolver novos mercados, ferramentas de vendas e marketing dos produtos. "O brasileiro não tem o costume de pensar em viajar de trem. Por isso, precisamos criar a cultura de que é vantajoso usar o trem", explica a gerente da Rail Europe 4A para a América do Sul, María Corinaldesi.

A companhia gastou mais de 200 mil euros só em marketing no Brasil, neste ano. Para 2011 a expectativa é que o valor seja 30% superior.

Arquivo INFOTRANSP