Nos horários de rush, o perfume de mulher tem um lugar para exalar com exclusividade em vagões dos trens da SuperVia e do Metrô Rio. Elas aplaudem a lei estadual, de 2006,e, em sua maioria, disputam um lugar no carro de uso feminino. Mas não é tão simples manter a regra nos trilhos. Volta e meia tem um distraído, um esquecido ou um intrometido que viaja na maré cor de rosa, ignorando a lei.
— Para o esquema dar certo, é necessário que se torne um costume e faça parte da cultura geral, principalmente dos homens — diz Fernanda Guedes, moradora de Guadalupe que usa o trem quase todos os dias para ir ao trabalho. O conforto é um fator positivo apontado por usuárias.
— Agora temos mais comodidade na nossa locomoção — acentua Vanete Neri, moradora de Paciência, que é usuária de trem muito antes da lei.
A capacitação dos profissionais que atuam na linha de frente também é essencial para o cumprimento da regra no dia a dia, conforme destaca Débora Raffaeli, gerente comercial da SuperVia que atua no setor responsável pelos projetos relacionados aos vagões femininos:
— O treinamento passa por mudanças constantes, conforme surgem as demandas.
— Para o esquema dar certo, é necessário que se torne um costume e faça parte da cultura geral, principalmente dos homens — diz Fernanda Guedes, moradora de Guadalupe que usa o trem quase todos os dias para ir ao trabalho. O conforto é um fator positivo apontado por usuárias.
— Agora temos mais comodidade na nossa locomoção — acentua Vanete Neri, moradora de Paciência, que é usuária de trem muito antes da lei.
A capacitação dos profissionais que atuam na linha de frente também é essencial para o cumprimento da regra no dia a dia, conforme destaca Débora Raffaeli, gerente comercial da SuperVia que atua no setor responsável pelos projetos relacionados aos vagões femininos:
— O treinamento passa por mudanças constantes, conforme surgem as demandas.
Débora lamenta que, apesar das campanhas educativas da SuperVia, ainda haja homens que insistem em utilizar os vagões reservados.
— Infelizmente, apesar de a maioria entender e respeitar, ainda existem aqueles que tentam burlar a lei. Mas a nossa equipe de apoio está preparada para a pronta retirada dessas pessoas — garante Débora, acrescentando que a adesão a total se dará com o tempo.
Nos trens da SuperVia, o sistema, devidamente sinalizado, funciona no horário de pico nas estações, das 6h às 9h e das 17h às 20h.
http://oglobo.globo.com/rio/bairros/posts/2010/11/21/atencao-lugar-das-passageiras-342154.asp
— Infelizmente, apesar de a maioria entender e respeitar, ainda existem aqueles que tentam burlar a lei. Mas a nossa equipe de apoio está preparada para a pronta retirada dessas pessoas — garante Débora, acrescentando que a adesão a total se dará com o tempo.
Nos trens da SuperVia, o sistema, devidamente sinalizado, funciona no horário de pico nas estações, das 6h às 9h e das 17h às 20h.
http://oglobo.globo.com/rio/bairros/posts/2010/11/21/atencao-lugar-das-passageiras-342154.asp