29 novembro 2010

ABB aposta em sistema de gestão no mercado britânico

O Network Manager Market Management System (MMS) é um sistema de gestão de mercado que a ABB vai integrar na rede eléctrica nacional do Reino Unido. O sistema, que vai ser fornecido à National Grid (operadora do sistema em todo o Reino Unido), vai gerir a procura total de electricidade, que ultrapassa os 55.000 MW, e pretende ajudar a alcançar o equilíbrio entre a oferta e a procura de electricidade no país. A National Grid é uma empresa internacional de gás e electricidade que é proprietária da rede de transporte em Inglaterra e no País de Gales, e é a operadora do sistema em todo o Reino Unido.
 
Esta solução vai permitir a programação, a gestão em tempo real, as interfaces externas e a integração de todos os sistemas. Em comunicado, a empresa afirma que se trata de «uma solução fiável, robusta, segura e flexível que permitirá a integração de energias renováveis. Também melhorará o funcionamento de aplicações tais como o despacho e a segurança do transporte, minimizando, ao mesmo tempo, o impacto nos mercados participantes».

O MMS é parte integrante do pacote Network Manager oferecido pela Ventyx, a empresa adquirida pelo Grupo ABB há uns meses e que fornece software, dados dos mercados de energia e serviços profissionais, «que permitem às empresas de energia, serviços públicos, comunicações e outras com grandes activos optimizarem a sua eficiência e produtividade», revela o mesmo comunicado.

De acordo com Jens Birgersson, director da unidade Network Management da ABB na divisão Power Systems, «este é mais um exemplo da contribuição da ABB para a evolução rumo a redes mais flexíveis e fiáveis. Com a incorporação da Ventyx, a ABB coloca-se numa posição única para ultrapassar a distância actual entre as tecnologias de informação e as operações, satisfazendo assim as necessidades dos clientes com um único fornecedor».

Arquivo INFOTRANSP