O VLT de Sobral deverá ser instalado dentro do perímetro urbano e terá duas linhas principais
FOTO: BRUNO GOMES
FOTO: BRUNO GOMES
19/11/2010
As propostas e documentos das empresas devem ser entregues a partir das 9h30, no Palácio Iracema
Tem início, hoje, o processo licitatório do metrô no Município de Sobral. Os envelopes contendo as propostas e a documentação das empresas concorrentes devem ser entregues à Central de Licitações, a partir das 9h30, na sede da Procuradoria Geral do Estado (PGE), no Palácio Iracema. O valor de referência é de R$ 43,5 milhões. E a conclusão da obra, segundo o governo, é de 18 meses após a data da ordem de serviço.
O próximo passo da licitação será a análise dos documentos para verificar se elas podem ou não ser habilitadas a participar do concurso das obras civis necessárias para a implantação do projeto Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) daquela cidade.
O Metrô de Sobral deverá ser instalado dentro do perímetro urbano e terá duas linhas principais: a primeira, chamada de Linha Sul, com extensão de sete quilômetros, que contorna o centro da cidade, ligando os bairros da Cohab 2, no extremo leste, ao bairro do Sumaré, no oeste, percorrendo sete estações; e a segunda, denominada de Linha Norte, que ligará o polo industrial da Grendene, localizado à margem da avenida, onde existia o antigo ramal ferroviário de Camocim, no bairro da Expectativa, ao bairro Cohab 3, passando pelo Junco e Terrenos Novos. As duas linhas formam dois "Us" invertidos, que se tangenciam numa estação de integração. Parte da linha de cargas utilizada, atualmente, também será aproveitada.
A proposta de se colocar um transporte metroferroviário em Sobral surgiu a partir de definições contidas no Plano Diretor do Município. Um deles é o aproveitamento da via ferroviária já existente e a definição do vetor transportes como indutor de desenvolvimento urbano.
O governo estadual justifica a importância da obra afirmando ser necessário melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem em Sobral e nas localidades no entorno daquela cidade, através de investimentos de infraestrutura de mobilidade urbana como esse; que, em um futuro próximo, poderá fazer parte de um nova estrutura de transportes, proporcionando a ida de vários outros investimentos para aquela região
Tem início, hoje, o processo licitatório do metrô no Município de Sobral. Os envelopes contendo as propostas e a documentação das empresas concorrentes devem ser entregues à Central de Licitações, a partir das 9h30, na sede da Procuradoria Geral do Estado (PGE), no Palácio Iracema. O valor de referência é de R$ 43,5 milhões. E a conclusão da obra, segundo o governo, é de 18 meses após a data da ordem de serviço.
O próximo passo da licitação será a análise dos documentos para verificar se elas podem ou não ser habilitadas a participar do concurso das obras civis necessárias para a implantação do projeto Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) daquela cidade.
O Metrô de Sobral deverá ser instalado dentro do perímetro urbano e terá duas linhas principais: a primeira, chamada de Linha Sul, com extensão de sete quilômetros, que contorna o centro da cidade, ligando os bairros da Cohab 2, no extremo leste, ao bairro do Sumaré, no oeste, percorrendo sete estações; e a segunda, denominada de Linha Norte, que ligará o polo industrial da Grendene, localizado à margem da avenida, onde existia o antigo ramal ferroviário de Camocim, no bairro da Expectativa, ao bairro Cohab 3, passando pelo Junco e Terrenos Novos. As duas linhas formam dois "Us" invertidos, que se tangenciam numa estação de integração. Parte da linha de cargas utilizada, atualmente, também será aproveitada.
A proposta de se colocar um transporte metroferroviário em Sobral surgiu a partir de definições contidas no Plano Diretor do Município. Um deles é o aproveitamento da via ferroviária já existente e a definição do vetor transportes como indutor de desenvolvimento urbano.
O governo estadual justifica a importância da obra afirmando ser necessário melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem em Sobral e nas localidades no entorno daquela cidade, através de investimentos de infraestrutura de mobilidade urbana como esse; que, em um futuro próximo, poderá fazer parte de um nova estrutura de transportes, proporcionando a ida de vários outros investimentos para aquela região