23 novembro 2010

De olho no torcedor – literalmente

Em um dos estandes da Soccerex, a BWA apresenta uma tecnologia que, se for adotada, promete causar polêmica. É uma catraca eletrônica que, ao registrar a passagem do cartão magnético, tira uma foto em alta definição do torcedor e a envia para um banco de dados.
 
A ideia está sendo vendida na feira de negócios de futebol como uma forma de aumentar a segurança nos estádios, e deve ser testada no Engenhão (RJ) e no Pacaembu (SP). O argumento é simples: se um torcedor aprontar alguma durante a partida, será facilmente identificável por um software que compara a imagem do incidente na arquibancada com o rosto registrado ao passar pela roleta.
 
Com a tecnologia, os clubes podem determinar um padrão para cada torcedor – por exemplo, saber a que hora ele gosta de chegar no estádio. É conteúdo valioso para o marketing do clube – e o que impedirá um time de vender esses dados para outras empresas? Ou mesmo cedê-los aos patrocinadores? Saber a que horas e com que companhia alguém vai ao jogo também é bom material para ser usado por criminosos.
 
É a velha – e cada vez mais atual – discussão sobre uso da tecnologia. Claro que um estádio é um local público, e qualquer criminoso pode montar uma campana para descobrir a que horas seu alvo vai ao jogo.
 
Mas ao tornar tão fácil a análise desses dados, o problema aparece.
 
Para os torcedores da Dupla, há outro ponto. Com a tecnologia, o clube poderá saber se a pessoa entrando como cartão não é o sócio, e multá-lo. Estará no seu direito. Mas é prática corriqueira entre os sócios, cada vez mais numerosos em Inter e Grêmio, emprestar os cartões para familiares ou amigos quando não querem ir ao jogo. É um hábito que, se os clubes quiserem, terá de desaparecer.
 
A tecnologia impressiona. E, como toda a inovação, pode provocar mudanças. E, como toda mudança, pode desagradar a muitos. Vai acabar sendo uma questão de bom senso principalmente dos clubes, que não têm interesse em desagradar seus maiores clientes: os torcedores.
 
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